Fernando Haddad defende incesto entre pais e filhos em seu livro?
É verdade que o candidato à Presidência Fernando Haddad prega em seu livro “Em defesa do socialismo” que tabu do incesto deve ser derrubado?
A afirmação surgiu em forma de uma publicação feita pelo ex-astrólogo Olavo de Carvalho, em seu perfil no Facebook, na segunda semana de outubro de 2018 e, em poucas horas, já havia sido compartilhada mais de 4 mil vezes!
De acordo com Olavo, Fernando Haddad teria escrito em seu livro “Em defesa do socialismo” que era preciso se derrubar “o tabu do incesto” para a implantação do socialismo e que o candidato à Presidência defende a prática de sexo entre pais e filhos!!!
No perfil Olavo tem Razão, mantido por fãs do astrólogo no Twitter, a frase com a acusação contra Haddad teve mais de 3 mil retweets em poucos dias.
Será que essa história é verdadeira ou falsa?
Verdade ou mentira?
O ex-astrólogo Olavo de Carvalho publicou em seu perfil acusações a respeito de Fernando Haddad, tendo como base o livro “Em defesa do socialismo”, escrito por Haddad e publicado em 1998. Um livro de 67 páginas onde Haddad reúne trechos de pensadores e escritores que, assim como ele, apoiavam o socialismo.
O próprio Fernando Haddad confirmou em entrevista para a revista Época, em 2012, que é social-democrata:
“O socialismo, em minha opinião, tem dois compromissos importantes. O primeiro é a recusa de toda experiência autoritária em nome da igualdade. Entrei no movimento estudantil numa quadra histórica em que ainda havia forte presença de stalinistas e trotskistas. E nunca militei nessas organizações, justamente em virtude do viés autoritário. Então, sou de linhagem mais frankfurtiana, por assim dizer”.
Essa é a única parte real das informações passadas por Olavo de Carvalho: Haddad escreveu um livro chamado “Em defesa do socialismo” (um dos 5 livros escritos por ele).
Já a parte afirmando que Fernando Haddad defende o incesto em seu livro, trata-se de uma “interpretação” do autodenominado “filósofo autodidata” Olavo de Carvalho. Ele mesmo, quando percebeu o erro cometido, retirou a postagem do seu perfil do Facebook e explicou que “havia escrito às pressas”:
Em resumo, Olavão disse que “se equivocou” e que por ter “escrito às pressas” não percebeu o erro. No entanto, o astrólogo disse que Haddad não disse que apoia o incesto diretamente, mas que “ele [o Haddad] apenas subscreve integralmente o programa da “sociedade erótica” pregado pela Escola de Frankfurt”
Figura pública espalhando fake news (de novo)
No dia 13 de outubro de 2018, o vereador Carlos Bolsonaro – filho do candidato rival de Fernando Haddad – ajudou a espalhar as acusações de Olavo de Carvalho. A publicação no Twitter do vereador teve mais de 8 mil likes até o momento da captura da imagem, via Archive.is:
Depois de perceber que caiu em uma fake news, o filho de Jair Bolsonaro retirou a postagem (que ele havia até deixado fixado em seu perfil no Twitter), mas a internet não esquece!
Após o próprio Fernando Haddad desmentir essa história no site da coligação O Brasil Feliz de Novo para as eleições de 2018 e de vários seguidores o avisarem que ele estava equivocado em suas afirmações, Olavo de Carvalho fez mais algumas publicações onde tenta se livrar das acusações de calúnia, afirmando que:
Atualização 18/10/2018
Através de seu perfil no Twitter, a Editora Vozes – que publicou o livro “Em defesa do Socialismo – Por ocasião dos 150 anos do Manifesto” – emitiu uma nota negando que a publicação de autoria de Fernando Haddad contenha apologia ao incesto:
https://twitter.com/Editora_Vozes/status/1051911022683049984?s=19
Conclusão
Olavo de Carvalho – após o seu “pedido de desculpas” – desmente que o livro escrito por Fernando Haddad em 1998 tenha algo a respeito da apologia ao incesto. Após polêmica, o astrólogo mudou a sua acusação, dizendo que a apologia não está literalmente no livro.