Jair Bolsonaro se encontrou com o bispo Edir Macedo para propor a troca da Padroeira do Brasil?
É verdade que, durante encontro com o bispo Edir Macedo, o candidato à Presidência Jair Bolsonaro teria proposto trocar a imagem da padroeira do Brasil?
A notícia se espalhou na segunda semana de outubro de 2018, juntamente com um print da capa do Jornal A Folha de São Paulo do dia 11 de outubro de 2018. De acordo com o texto estampado no jornal, o candidato Jair Bolsonaro teria causado polêmica ao afirmar – durante encontro com o bispo Edir Macedo – que pretende mudar a imagem da Nossa Senhora Aparecida como padroeira do país!
Juntamente com a imagem, um texto afirma que há um Projeto de Lei na Câmara dos Deputados pedindo a retirada do título de “Padroeira do Brasil” e que o bispo da igreja universal teria feito um pedido para que Bolsonaro sancione este projeto já em 2019, como moeda de troca para oferecer apoio a Bolsonaro.
Será que isso é verdade ou mentira?
Verdade ou mentira?
A capa real dia 11 de outubro do jornal citado é essa:
Conferimos também no índice no site da Folha e não há nada falando sobre a padroeira do Brasil. Aliás, uma busca no site da Folha também não retorna nada sobre o tal encontro…
Mas e o Projeto de Lei 2623/07?
Quem criou e espalhou essa fake news, misturou mentiras com dados reais (e distorcidas) para tentar enganar os leitores. O PL nº 2623/07 existiu mesmo e é de autoria do ex-deputado Victorio Galli, mas é diferente do que se espalhou por aí. O autor disse em 2007, quando redigiu o projeto, que “O País, por ser um Estado laico, não deve ter este ou aquele padroeiro“.
O projeto tinha como proposta a mudança da expressão “padroeira do Brasil” por “padroeira dos brasileiros católicos apostólicos romanos” e a expressão “culto público e oficial” por “homenagem oficial“, mantendo, porém o dia 12 de outubro como feriado nacional.
Como podemos conferir no site da Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei foi arquivado em agosto de 2008.
Conclusão
A notícia afirmando que o candidato Jair Bolsonaro teria dito que iria substituir a padroeira do Brasil em um encontro com o bispo Edir Macedo é falsa!