É verdade que Lula vai dar entrevista à Globo no dia 27 de outubro?
Será verdade que o ex-presidente Lula foi autorizado a dar uma entrevista à rede Globo um dia antes do segundo turno das eleições presidenciais e promete acabar com a candidatura de Jair Bolsonaro?
A notícia se espalhou através de grupos do WhatsApp na terceira semana de outubro de 2018, na semana das eleições do segundo turno.
De acordo com o texto, Lula teria sido autorizado pela Justiça a dar uma entrevista no dia 27 – véspera das eleições – logo após o horário eleitoral, e que o ex-presidente preso irá dizer que foi o próprio partido de Jair Bolsonaro que armou seu atentado.
Será que essa notícia é verdadeira ou falsa?
Verdade ou mentira?
A primeira coisa que notamos no texto alarmista é que, logo de cara, o autor erra ao afirmar que a suposta entrevista bombástica irá ocorrer no dia 27 de outubro logo após o horário eleitoral. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o horário eleitoral vai até o dia 26, na antevéspera das eleições.
Outro detalhe é que a Justiça não autorizou o preso a dar entrevistas.
A notícia, que se parece muito com um boato mais antigo – só que nessa outra versão o entrevistado seria do Adélio (agressor de Bolsonaro), surgiu no site chamado URSAL Brasil, que foi registrado em outubro de 2018 (como podemos ver abaixo), mas que afirma que a notícia é de setembro de 2015:
Além disso, o site não dá nenhuma prova de que isso seja verdade.
Conclusão
A notícia afirmando que o ex-presidente Lula irá dar uma entrevista na véspera do 2º turno das eleições de 2018 é falsa!