O Brasil importou da Venezuela uma marca de Dipirona contaminada com o vírus mortal Marburg?
Áudio espalhado no WhatsApp alerta para o perigo do consumo da uma marca de Dipirona que estaria chegando ao Brasil contaminada com o vírus Marburg, que é mortal! Será que isso é verdade ou mais uma farsa da web?
O áudio com o alerta se espalhou nas redes sociais na primeira semana de novembro de 2018 e deixou muita gente em pânico. Nele podemos ouvir um homem dizendo que o medicamento Dipirona estaria chegando ao Brasil contaminado com um vírus mortal!
O remédio estaria sendo importado da Venezuela e traria consigo o perigoso vírus Marburg!!!
Será que isso é verdade ou mentira?
Verdade ou mentira?
Em março de 2017, desmentimos aqui no E-farsas uma notícia que havia sido espalhada através das redes sociais afirmando que o medicamento Paracetamol P-500 estaria contaminado com um vírus mortal chamado Machupo. Na mesma ocasião, outras versões desse mesmo rumor foram amplamente compartilhadas, incluindo uma que alertava para o medicamento Dipirona.
Semelhante a esse aviso alarmista antigo, esse de novembro de 2018 também é vago e não apresenta nenhuma prova de que seja real.
Em agosto de 2018, o Ministério da Saúde teve que emitir uma nota desmentindo que a Dipirona estaria contaminada:
O vírus Marburg existe?
O Marburg existe e causa febre hemorrágica que pode causar até a morte do infectado. É causado pelo contato com fezes e urinas de roedores, mas não houve casos no Brasil desde quando foi descoberto, em 1967. O vírus não sobrevive mais do que alguns minutos fora do hospedeiro, o comprova que essa história de remédio contaminado é completamente falsa!
Conclusão
O alerta sobre comprimidos de dipirona contaminados com um vírus é falso! Essa é uma nova versão de rumores infundados que já circulam na web desde 2015!