O fedor na genitália de uma passageira obrigou avião a fazer pouso de emergência no Amazonas?
Notícia afirma que o mau cheiro genital de uma mulher em avião obrigou um piloto a fazer um pouso de emergência em um aeroporto de Manaus! Será verdade?
A notícia surgiu em diversos sites e blogs na primeira semana de novembro de 2018 e rapidamente se espalhou através de grupos do WhatsApp. De acordo com a reportagem, Um voo de São Luís (MA) em direção a Manaus (AM) teve seu itinerário interrompido após um forte odor incomodar passageiros do avião, obrigando o piloto a fazer uma aterrissagem de emergência.
O texto ainda afirma que a origem do mal cheiro era da vagina de uma das passageiras e que isso estava chegando a causar até ânsia de vômito em alguns passageiros!
Será que isso é verdade ou mentira?
Verdade ou farsa?
O texto compartilhado nos grupos do WhatsApp citam como fonte o site Corvo News, que já mostramos aqui no E-farsas ser especializado em espalhar fake news. O site não cita nenhuma fonte ou dá maiores detalhes sobre o voo em questão.
- Qual é o número do voo?
- Quantos passageiros tinha na aeronave?
- Qual é a empresa envolvida nesse incidente?
- Em qual aeroporto ocorreu o pouso forçado?
Essas e outras dúvidas ficaram no ar… (desculpem o trocadilho).
Procurando um pouco na web e encontramos uma notícia semelhante a essa, só que surgida e espalhada em 2016 (e novamente em 2017). Nessa primeira versão, o caso teria ocorrido na África do Sul.
Origem
Em outubro de 2016, o site humorístico de língua inglesa Gossipmillsa publicou a falsa notícia de uma mulher que teria forçado um avião a fazer um pouso de emergência por causa do fedor da sua vagina. Mesmo sendo um site de humor, muita gente acabou acreditando e espalhando a brincadeira como se fosse algo sério.
Baseado em fatos reais
Não há como saber, mas é possível que os redatores do Gossipmillsa (que não está mais no ar) tenham se inspirado em um caso real ocorrido em 2015 de um voo que foi obrigado a fazer um pouso de emergência devido ao cocô fedorento que um passageiro fez no banheiro da aeronave.
A foto
As imagens usadas para ilustrar essa fake news nada tem a ver com o caso “noticiado”. A moça da foto, na verdade, se chamava Araceli Fulles e foi assassinada em 2017, em Buenos Aires – na Argentina.
Já a foto do avião, trata-se de uma visita que a cantora Madonna fez ao Brasil, em 2012, no seu avião particular.
Conclusão
A história da mulher que teria feito um avião pousar emergencialmente por causa do mau cheiro de sua vagina é falsa!