Connect with us

E-farsas

Os muçulmanos exigiram que as mulheres andem separadas dos homens na França?

Falso

Os muçulmanos exigiram que as mulheres andem separadas dos homens na França?

Os muçulmanos exigiram que as mulheres andem separadas dos homens na França?

É verdade que as mulheres devem andar separadas dos homens pelas calçadas de Nantes, na França, por exigência dos muçulmanos em cumprimento à lei da Sharia?

A foto com uma placa supostamente tirada na França se espalhou através das redes sociais no final de novembro de 2018 e mostra a imposição da separação dos gêneros que transitam pelas ruas da cidade de Nantes. Na placa, é explicado que os homens devem andar pela esquerda e as mulheres pela direita!

De acordo com o texto que acompanha a imagem, os muçulmanos teriam exigido do Governo a aplicação de uma separação entre os pedestres homens e mulheres, conforme a lei de Sharia.

Será que isso é verdade?

“França, cidade de Nantes: Devido à exigência dos muçulmanos da cidade de Nantes, os sexos são segregados nos passeios, conforme a lei da Sharia.” (foto: Reprodução/Twitter)

Verdade ou mentira?

No dia 23 de novembro de 2018, a prefeitura de Nantes explicou que a placa foi criada para celebrar o Dia Internacional da Eliminação da Violência contra as Mulheres (25 de novembro) e que a ideia nunca foi a de separação, mas a de união:

Questionada pelo site de notícias FranceInfo, a prefeitura também disse que a placa ficou exposta no local apenas por duas horas (foi instalada na noite de 23 e removida logo em seguida) e que ela faz parte de “uma ação global de conscientização”!

O objetivo, disse um porta-voz, era “ver o que provoca como reações de pessoas para explicar que “o espaço público não pode ser dividido e mostrar como é embaraçoso não deixar espaço para as mulheres no espaço público”.

“Uma companhia de artistas desempenhou várias funções para gravações de videoclipes que serão transmitidos durante todo o final de semana em nossas redes sociais”, disse a prefeitura de Nantes

Conclusão

A placa ordenando a separação entre homens e mulheres em uma rua não foi uma exigência dos muçulmanos! Trata-se de parte de uma campanha de conscientização para o Dia Internacional da Eliminação da Violência contra as Mulheres!  

Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas e, em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar é o autor do livro "Caçador de Mentiras" pela Editora Matrix e da aventura de ficção infantojuvenil "Marvin e a Impressora Mágica"!

Comentários

Mais Checagens em Falso

Ajude a Manter o E-farsas

Lançamento

Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Voltando a Circular

To Top