Será que 4 robôs com inteligência artificial mataram 29 cientistas no Japão?
Vídeo lamenta a morte de 29 cientistas japoneses causadas por 4 robôs com inteligência artificial! Será verdade?
O filme tem cerca de um minuto de duração e se espalhou através das redes sociais na segunda quinzena de dezembro de 2018. Nele podemos ver uma mulher em uma entrevista coletiva, relatando que 4 robôs dotados de inteligência artificial teriam matado 29 cientistas e o fato teria acontecido um ano antes, no Japão!
Será que isso é verdade ou mentira?
Verdade ou mentira?
No dia 15 de dezembro de 2018, um usuário do Facebook publicou o que parecia ser um recorte de um site de notícias falando sobre o ataque de robôs inteligentes aos humanos, resultando na morte de 29 cientistas, no Japão.
Passados 3 dias, o site humorístico Huzlers publicou o mesmo vídeo, acrescentando mais alguns dados a essa história por conta própria. Na versão do Huzlers, o administrador do laboratório onde a chacina teria ocorrido (chamado apenas de “Dexter”) teria conseguido escapar da rebelião das máquinas e que militares japoneses teriam atirado contra os robôs!
O texto ainda brinca, afirmando que:
“[…] o laboratório de Dexter ainda é um segredo para sua família, exceto para Dee-Dee, que está sempre brincando lá dentro.”, como uma clara referência a um desenho animado famoso!
Origem
Apesar do vídeo fazer um certo sucesso em dezembro de 2018, encontramos a sua postagem mais antiga, feita em abril de 2018 em uma postagem no site BrainFeedTv. O vídeo original é esse, publicado em um canal especializado em criar vídeos de teoria da conspiração:
A mulher que aparece no vídeo que se espalhou no fim de 2018 é a jornalista norte-americana Linda Moulton Howe. Linda é famosa por escrever sobre conspiracionismo e ufologia e, atualmente, alega que o Governo do EUA está trabalhando em parceria com alienígenas (sem provas, é claro)!
O vídeo de um minuto que se espalhou em dezembro de 2018 é de um depoimento dado pela jornalista durante a Conscious Life Expo, em Los Angeles, em fevereiro de 2018. Em seu discurso sobre inteligência artificial e encontros com alienígenas, Howe se lembrou de um telefonema que ela disse ter recebido de um ex-fuzileiro naval que – segundo ela – trabalhava para a CIA.
Ou seja, não há nenhuma prova do que ela afirmou no vídeo: Não se sabe o nome da fábrica onde o fato teria ocorrido e não há nenhum relato sobre isso, além das palavras dessa senhora.
Conclusão
Não há provas de que o vídeo de uma mulher afirmando que 29 cientistas foram mortos por robôs inteligentes no Japão (ou na Coreia do Norte, de acordo com a versão) seja verdade!