João de Deus é filiado ao PT há 20 anos e contribui mensalmente com o partido?
É verdade que João de Deus é filiado e contribui com 40 mil mensais ao PT e, por isso, a Globo ficou calada em relação às acusações de assédio?
As alegações surgiram em publicações no Facebook e em grupos do WhatsApp na segunda quinzena de dezembro de 2018 e conquistaram milhares de compartilhamentos. De acordo com os textos publicados, o médium João de Deus – acusado de assédio sexual – seria filiado ao Partido dos Trabalhadores há mais de 20 anos e contribui com R$ 40 mil mensais para o PT.
Esse seria o motivo, segundo o texto, pelo qual a Globo e os apoiadores do movimento #EleNão estarem calados em relação ao escândalo sexual envolvendo João de Deus!
Será que isso é verdade ou mentira? Abaixo, alguns exemplos das acusações:
Verdade ou mentira?
Uma busca pelo nome real de João de Deus no site oficial do TSE e não encontramos nenhum “João Teixeira de Faria”.
De acordo com essa matéria da Revista Veja São Paulo, João de Deus já foi filiado ao extinto PFL. Atualmente, segundo a reportagem, o médium não é filiado a nenhum partido!
Existe, sim, um “João de Deus” na lista de filiados do PT, mas trata-se de um deputado do Piauí e nada tem a ver com o médium. O deputado, inclusive, já se posicionou contra o seu “xará”.
A Globo ficou calada?
Outra afirmação abordada pelos rumores espalhados no Facebook é a de que a “Globo Petista” estaria calada em relação às investigações referentes às acusações de assédio sexual contra João de Deus. Basta uma busca no Portal G1 (que faz parte das empresas do grupo Globo) para constatar que há até uma página totalmente voltada para acompanhar o caso.
Uma busca no Google por “Jornal Nacional João de Deus” também mostra que o assunto está sendo tratado também no principal telejornal da emissora, como aqui, aqui e aqui.
Outros jornais também estão cobrindo o caso, basta uma simples busca a respeito.
Atualização 27/12/2018
Muitos leitores questionaram que não refutamos aqui o trecho da fake news que afirma que o “pessoal do #EleNão” ficou calado em relação ao assunto. Da mesma forma que fizemos em relação as outras afirmações (e que você também deve fazer antes de espalhar desinformação por aí), basta uma simples busca no Google para descobrir que o “Pessoal do #EleNão” não está calado. Um exemplo é a atriz global Cláudia Abreu, que se pronunciou nas redes sociais lamentando ter acreditado nesse charlatão:
Conclusão
O “médium” João de Deus, acusado de assédio sexual, não é filiado do PT (ou de qualquer outro partido político) e não há dados que comprovem que ele tenha contribuído com algum partido!