Correntes
Repasse e ajude no tratamento da criança com cabeça grande!
Família de um bebê com a cabeça enorme pede para repassarmos o e-mail para ajudar em 3,00 thai baht no seu tratamento. Será verdade?
São vários os e-mails que circulam pela web com pedidos de ajuda para tratamentos de saúde.
Em 2010, essa história começou a rondar as caixas de entrada de todos: No texto, umas fotos mostram uma criança – com uma cabeça enorme – recebe os cuidados de 2 mulheres e de um homem.
O autor do texto também avisa que para cada vez que repassarmos o e-mail a criança receberá 3,00 thai baht para ajudar no seu tratamento.
Será que essa história é verdadeira ou mais uma farsa da web?
Aparentemente, as fotos são reais! Mas a história é falsa…
Analisando as imagens não detectamos nenhuma alteração digital. Ao que tudo indica, as fotos são mesmo reais.
No entanto, o fato de repassarmos o e-mail não ajuda em nada no tratamento do garoto.
Como já falamos várias vezes aqui no E-farsas, não é possível se determinar para quantas pessoas o e-mail foi repassado. Pode-se até tentar rastrear os remetentes do e-mail, mas isso daria muito trabalho. Mas muito trabalho, mesmo!
Talvez, o esforço para se tentar determinar a quantidade de vezes que um e-mail teria sido repassado ficaria muito mais custoso do que pagar milhares de tratamentos para centenas de crianças!
Quem é que pagaria a conta?
Além do mais, quem estaria por trás da “campanha”? O texto não especifica como funciona o processo de pagamento. Ao repassar o e-mail, quem pagaria os 3 thai baht?
O Wikipédia explica que essa é a moeda que circula na Tailândia e que 1 thai baht vale o mesmo que US$ 0,03! Portanto, os 3 thai bath equivalem a 9 centavos de dolar!
Não é possível analisar um paciente somente através de fotos (também não somos médicos!), mas ao que tudo indica, parece que a criança possui um grau avançado de hidrocefalia – que é o acúmulo excessivo de líquor dentro dos ventrículos ou do espaço subaracnóide.
Conhecido popularmente como “água na cabeça”, o tratamento da hidrocefalia consiste na instalação de válvulas para a drenagem do excesso de líquido juntamente (ou não) com medicamentos para a redução na produção liquórica.
De acordo com o site ABC da Saúde, após o tratamento, o paciente deve ter acompanhamento neurológico intenso.
Caso semelhante
Há poucos meses, a dona de casa Carmelia Cabrera conseguiu internar seu filho – que sofria há anos dessa doença.
No vídeo abaixo podemos ver uma reportagem que mostra o dia em que o garoto entra no hospital:
[iframe: width=”590″ height=”472″ src=”http://www.youtube.com/embed/T3ewwOPPkRM” frameborder=”0″ allowfullscreen]
Conclusão:
As fotos são reais, mas a história é falsa! Ao repassar esse tipo de e-mail, você não está ajudando em nada no tratamento da criança.
Quer ajudar de verdade? Procure entidades filantrópicas que ajudam crianças com hidrocefalia como a AHME.