Conspirações
O viajante do tempo Andrew Carlssin!
E-mail afirma que a polícia conseguiu prender Andrew Carlssin, um viajante do tempo vindo do ano de 2256!
Será possível se viajar no tempo?
Esse é um assunto interessante! Povoa a mente do ser humano há anos e a resposta é: Não se sabe, mas é mais certo que não!
Não há um consenso sobre a possibilidade das viagens no tempo! Físicos calculam que teoricamente isso seja possível. No entanto, na prática, para se fazer uma viagem temporal seria necessário se driblar uma série de problemas que isso causaria, tanto físicos, como espaço-temporais (além de questões éticas e religiosas!).
O cientista britânico Stephen Hawking acredita que, se valendo da teoria da relatividade de Einstein, num futuro o homem terá condições para avançar no tempo. Viajando com uma nave espacial em velocidades próximas à da luz, o ser humano será capaz de ir para o futuro.
Sempre para o futuro! Nunca para o passado!
Segundo Hawking, uma máquina que pudesse voltar no tempo violaria a lei fundamental de que a causa deve existir antes do efeito. Ou seja, se fosse criado um aparelho como o automóvel De Lorean, do filme De Volta para o Futuro, ele só poderia viajar para o passado até o momento em que ela foi criada. Antes, não!
DeLorean usado no filme De Volta Para o Futuro – fonte: Wikipedia
Aceitando-se que seja possível dar um rolê pelo tempo sem criar estranhos paradoxos, será então que estaríamos sendo visitados por seres do futuro?
Seriam os tais discos voadores, na verdade, seres de séculos à frente do nosso?
Então o tal Andrew Carlssin seria mesmo um visitante do futuro?
O que aconteceu com ele depois que foi preso?
A enorme quantidade de dinheiro que ele teria juntado terá algum valor lá no futuro?
E ainda, será que o que ele fez, investindo na bolsa de valores usando de “informações privilegiadas”, pode ser considerado mesmo uma trapaça?
Mas, voltando à história do tal viajante do tempo, ela é bem antiga! Circula pela internet desde 2003 – como podemos ver mais abaixo numa publicação de março de 2003 e, volta e meia, volta às nossas caixas de entrada! Conta a história de um tal Andrew Carlssin, que teria vindo do ano de 2256 e estaria sendo preso por ter trapaceado nas bolsas de valores.
O texto inteiro é falso! Surgiu em 2003, primeiramente em inglês e, posteriormente em outras línguas (como português, por exemplo!).
Quem inventou essa história foi o pessoal do jornal especializado em histórias insólitas e esquisitas (com forte teor humorístico!) Week World News e logo em seguida o texto foi publicado também nos principais sites de notícias, (como o Yahoo!) e entretenimento dos Estados Unidos e, daí, para o mundo.
Reprodução da reportagem da edição do dia 23 de fevereiro de 2003. Fonte: http://migre.me/15MYl
Analise do texto:
Analisando alguns trechos de uma das versões coletadas na internet, podemos perceber alguns possíveis deslizes no texto:
“Fontes da Comissão de Segurança confirmam que Andrew Carlssin, de 44 anos, ofereceu esta bizarra explicação para seu incrível sucesso no mercado de ações, após ser levado algemado em 28 de janeiro.”
As tais fontes citadas no texto não são reveladas! Nesse caso, só isso não caracteriza um boato, visto que o jornalista não revela suas fontes! Nessa versão, não é mostrada a data exata da prisão do rapaz. Nesse parágrafo, é mencionado o dia 28 de janeiro, mas não se sabe qual o ano.
Em outros trechos, o autor afirma que o tal viajante voltou 200 anos no tempo e que teria vindo de 2256, ou seja, estaríamos no ano de 2056. Em outro trecho, afirma-se que Andrew passou a “existir” a partir de 2002…
Buscas na web sobre “Andrew Carlssin” não retornam outras menções, a não ser reproduções dessa mesma “notícia”.
Mais adiante no texto:
“…com um investimento inicial de apenas 800 dólares, em duas semanas ele tinha um portfólio avaliado em 350 milhões de dólares. Toda transação que ele fez deu lucros, em áreas inesperadas dos negócios, o que não pode ser simplesmente sorte… viajou de volta no tempo a partir de 200 anos no futuro e que seu conhecimento dessa era lhe permitiu acumular a fortuna que obteve. Era tentador demais para resistir”, teria dito Carlssin durante a confissão…“.
Em vários fóruns pesquisados, alguns membros não questionam a possibilidade de se viajar no tempo, mas de se poder ganhar tanto dinheiro tão rápido! Só para se ter uma idéia, 350 milhões de dólares são mais de 430 mil vezes 800! Nenhuma aplicação, por mais certeira que fosse, conseguiria trazer tanto dinheiro em tão pouco tempo! Ainda mais em 2003, pois nessa época o mundo estava passando por uma série crise financeira, influenciada justamente pelos Estados Unidos. Um viajante do tempo que se preze, se pudesse escolher uma época para investir, certamente não seria em 2003!
Já no finalzinho do texto:
“Para provar que estava falando a verdade, Carlssin se ofereceu para falar sobre “fatos históricos” como a cura da AIDS e o real esconderijo de Osama Bin Laden. Tudo o que ele quer é que permitam que volte ao futuro em sua “nave temporal””
Nem é preciso comentar que isso não prova nada! Dizer que conhece a cura da AIDS ou que sabe onde Osama está escondido e não provar é o mesmo que não dizer!
Algumas versões desse texto vem acompanhadas da foto abaixo, sugerindo o exato momento da prisão de Andrew Carlssin.
O sujeito que aparece sendo levado por policiais na fotografia é, na verdade, Ralph Cioffi, ex-gerente Bear Stearns, que foi preso na no dia 18 de julho de 2009, sob acusação de fraude de títulos do mercado.
Outro viajante do tempo:
Essa não foi a primeira vez que um suposto viajante do tempo surge nas entranhas da internet. Em abril de 2010, o nosso parceiro, Kentaro Mori, publicou uma pesquisa em seu blog a respeito da imagem abaixo:
De acordo com os boatos, o tal homem da foto seria um viajante do nosso tempo que estaria a passeio m 1940! Lógico que o brilhante pesquisador do Ceticismo Aberto conseguiu provar que tudo não passou de uma má interpretação da imagem e que o suposto viajante temporal estava no seu tempo correto!
Nosso vídeo
Assista ao vídeo que fizemos falando sobre John Titor e outros supostos viajantes do tempo:
Conclusão
História falsa! Nunca houve o tal Andrew Carlssin!
Sites Pesquisados!
– Mini Lua – http://minilua.com/fbi-prende-homem-que-pode-viajado-tempo-verdade/
– Tipos de Paradoxos – http://www.xr.pro.br/FC/GlossarioParadoxo.html
– Paradoxos – http://www.xr.pro.br/FC/ParadoxTime.html
– Viagem no Tempo – http://pt.wikipedia.org/wiki/Viagem_no_tempo
– Causa ou Efeito – http://pt.wikipedia.org/wiki/Causa_e_efeito
– Outro viajante do tempo – http://www.ceticismoaberto.com/fortianismo/3485/um-viajante-do-tempo-flagrado-em-foto-de-museu
– Hawking acredita na viagem no tempo – http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2010/05/hawking-diz-acreditar-em-possibilidade-de-viagem-para-o-futuro.html
– SuperInteressante – Viagem no tempo –
http://super.abril.com.br/superarquivo/1992/conteudo_113279.shtml
– Como construir uma máquina do tempo – http://www.eduardocruz.com/2010/05/stephen-hawking-como-construir-uma-maquina-do-tempo/
– Viajante do tempo – http://zamorim.com/textos/viajantedotempo.html
– Yahoo! TV – http://migre.me/17lqi
– Ufo Digest – 1º de abril – http://www.ufodigest.com/aprilfool.html
– Prisão do executivo da Bear Stearns – http://www.nytimes.com/2008/06/20/business/20bear.html?_r=1
– Prisão do executivo da Bear Stearns – http://www.huffingtonpost.com/2008/06/19/bear-stearns-executives-r_n_108099.html
– Prisão do executivo da Bear Stearns – http://www.huffingtonpost.com/2008/06/19/ralph-cioffi-bear-stearns_n_108103.html
Sucessão de erros selou fim da Bear Stearns – http://www.fazenda.gov.br/resenhaeletronica/MostraMateria.asp?cod=465243
– Bloomberg – http://www.bloomberg.com/apps/news?pid=newsarchive&sid=as3ef9aE2W_8
– Weekly World News – http://weeklyworldnews.com/
– Livro com algumas manchetes do Weekly World News – http://migre.me/15MYl
– Fórum Macrumors – http://forums.macrumors.com/archive/index.php/t-23284.html
– Andrew Carlssin (Wikipedia) – http://en.wikipedia.org/wiki/Andrew_Carlssin
– As 10 maiores crises da história – http://queroficarrico.com/blog/2008/10/01/as-10-maiores-crises-da-historia/