Demoníaco
Pastor Silas Malafaia lança um spray para matar capeta! Será verdade?
Veja o que descobrimos sobre a invenção de um spray que ajudaria a remover o capeta do corpo de quem está possuído!
Em agosto de 2011 começou a circular pela web uma história inacreditável! De acordo com o texto, o pastor Silas Malafaia estaria lançando um produto revolucionário para o mundo evangélico. Um spray que serviria para “matar o capeta” de quem estivesse com ele no corpo.
Apesar do artigo deixar claro com seu tom humorístico que se trata de uma piada, muita gente acreditou. A prova disso são os vários e-mails que o E-farsas recebeu de leitores questionando a veracidade do texto.
O Pastor Silas Malafaia, para quem não conhece, é o líder da igreja Assembleia de Deus “Vitória em Cristo”. Graduado em Psicologia, Malafaia também apresenta alguns programas sobre religião na TV.
Segundo o Wikipédia, “Silas Malafaia é conhecido por suas manifestações através de textos e vídeos em que defende as práticas cristãs e se posiciona firmemente contra questões como o aborto e a prática homossexual.”. De fato, o pastor é uma figura polêmica.
Analisando a foto que acompanha o texto, podemos notar claramente que se trata de uma montagem simples. Compare abaixo:
Voltando ao texto, algumas dúvidas vêm à tona:
Onde está à venda o spray?
O texto afirma que o produto estará “no mercado” na próxima semana. Mas quando será a próxima semana? Se a notícia começou a circular em agosto, a essa altura já poderíamos encontrar o mata capeta por aí.
Outro detalhe que denuncia a farsa do texto é que se o pastor Silas Malafaia lançasse um produto que fizesse com que menos pessoas fossem à igreja, estaria indo contra uma das funções do pastor (a principal, talvez), que é a de juntar, reunir, o seu rebanho.
A notícia é, na verdade, um texto criado pelo site humorístico G17. No rodapé do G17 (que é uma paródia em cima do site G1 – das Organizações Globo) há um aviso de que tudo que é postado lá não é para ser levado a sério.
Conclusão:
História falsa! Não existe nenhum spray mata capeta. Tudo não passou de um texto humorístico que muita gente levou a sério.