Connect with us

E-farsas

Akon jogou fora do palco o rapaz que lhe jogou uma banana! Será verdade?

Crimes

Akon jogou fora do palco o rapaz que lhe jogou uma banana! Será verdade?

Akon jogou fora do palco o rapaz que lhe jogou uma banana! Será verdade?

Vídeo mostra o rapper jogando um espectador de cima do palco em resposta a um ato de racismo contra o cantor! Será que essa história é verdade ou mentira?

O vídeo ganhou força em compartilhamentos nas redes sociais no final de janeiro de 2019 e mostra o cantor de rap norte-americano Akon interrompendo seu show para se vingar de um espectador que, segundo o texto que acompanha as imagens, teria jogado uma banana no palco.

Akon chama o rapaz no palco e o joga lá do alto, em cima da plateia, como uma resposta ao que o texto que acompanha o vídeo chama de resposta ao ato racista do homem que estava assistindo ao show!

Será que essa história é verdadeira ou falsa?

Verdade ou mentira?

Como sempre gostamos de salientar aqui no E-farsas, é preciso ter cuidado ao se compartilhar determinados assuntos sem uma breve consulta prévia. O vídeo é real, mas a história por trás dela não é bem essa que estão espalhando por aí…

Em primeiro lugar, o fato ocorreu em junho de 2007, em um show realizado em Nova Yorque e, na ocasião, os advogados do cantor afirmaram que Akon não havia feito nada criminoso, além de afirmar que a defesa trabalharia no que for preciso para resolver o caso.

Não é dito em nenhum momento que o objeto lançado no palco pelo espectador era uma banana! Isso até ajudaria a defesa do rapper, que poderia alegar que o ato foi feito em resposta a uma ofensa racista… Além disso, testemunhas disseram que o objeto era algo parecido com um pedaço de pretzel (um tipo de pão). Uma “lembrança”(?) do fã para seu ídolo.

Quase um ano depois, o cantor foi julgado culpado pelo arremesso do menor (sim, o rapaz jogado de cima do palco só tinha 15 anos de idade e o arremesso também feriu outras pessoas na plateia), sendo condenado a pagar U$350 de multa e a prestar 65 horas de trabalho comunitário. Segundo publicações da época (que debocharam do valor irrisório por “arremesso de menores”), o rapper compareceu no tribunal de Fishkill (uma vila de Nova Yorque), declarou-se culpado, aceitou a multa de US $ 350 e concordou em gastar 65 horas em trabalho comunitário anti-gangue e anti-violência.

No vídeo abaixo, podemos ver o arremesso de outro ângulo:

O ato do cantor só passou a ser chamado de “vingança contra racismo” aqui no Brasil em 2016, quando blogs desenterraram o vídeo de 2007 para espalhar que o fã teria jogado uma banana em Akon.

Conclusão

Na ocasião, não houve nenhuma menção ao fã ter jogado uma banana no cantor Akon. O próprio cantor poderia ter usado isso em sua defesa, mas se declarou culpado. Testemunhas afirmaram que o objeto jogado era algo parecido com um pedaço de pretzel e essa história de que seria uma banana só surgiu aqui no Brasil em 2016.

Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas e, em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar é o autor do livro "Caçador de Mentiras" pela Editora Matrix e da aventura de ficção infantojuvenil "Marvin e a Impressora Mágica"!

Comentários

Mais Checagens em Crimes

Ajude a Manter o E-farsas

Lançamento

Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Voltando a Circular

To Top