Ricardo Boechat foi morto por ter informações sigilosas sobre Adélio Bispo?
É verdade que a morte do jornalista Ricardo Boechat ocorreu após Boechat afirmar que teria informações sigilosas a respeito de Adélio Bispo?
No dia 11 de fevereiro de 2019, um helicóptero caiu no Rodoanel Mário , em São Paulo, tirando a vida do jornalista Ricardo Boechat e do piloto, Ronaldo Quattrucci. Poucas horas após o trágico acidente, várias teorias começaram a surgir na web a respeito do que teria causado a queda do aparelho (e da morte de Boechat).
A principal delas é que um dos amigos do jornalista teria afirmado que que Boechat estava empenhado em uma reportagem investigativa que buscava apurar quem seriam os financiadores dos advogados que defendem Adélio Bispo de Oliveira, o homem que esfaqueou o presidente Jair Bolsonaro em setembro de 2018.
De acordo com a notícia, Boechat já teria conseguido bastante informações sigilosos sobre o atentado contra o então candidato à Presidência e que tudo seria publicado na próxima semana.
Será que isso é verdade ou mentira?
Verdade ou mentira?
Como sempre lembramos aqui no E-farsas, notícias que geram grande comoção nacional são um prato cheio para os criadores de fake news! A morte do jornalista – uma grande perda para o Jornalismo – é o assunto mais comentado desde o dia do acidente e é claro que os boateiros não iam deixar passar mais essa.
A “notícia” surgiu em um site chamado Aos Fatos (que nada tem a ver com a agência de checagem de fatos de mesmo nome) e, mesmo não mostando nenhuma prova, conseguiu que vários outros sites copiassem o mesmo texto.
Como podemos ver a seguir, o domínio aosfatos.com foi registrado no dia 31 de janeiro de 2019 e os nomes e emails de seus proprietários estão ocultos (como sempre ocorre nessa rede de sites criadores de fake news):
O texto amplamente compartilhado não dá nenhuma prova sobre o assunto e apenas “joga no ar” as informações inventadas. Tudo na base do “se colar, colou”, tática semelhante ao do rumor que dizia que Jean Wyllys teria fugido do país para não ser preso pelo atentado contra Adélio Bispo. Inclusive, a própria jornalista que espalhou essa fake news se desculpou posteriormente:
É verdade que Jean Wyllys está fugindo do país para não ser preso pela facada em Bolsonaro?
Em entrevista ao jornal Brasil Urgente, o delegado da Polícia Civil de São Paulo – responsável pelas investigações do acidente – falou sobre o momento da queda:
O que se sabe sobre o acidente
Procuramos nos informar através de fontes sérias sobre o que se sabe a respeito das causas do acidente e a resposta é: Nada ainda!
As investigações sobre as causas do acidente estão sendo conduzidas pelo Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa IV), do Comando da Aeronáutica. E tudo o que você ler por aí nos grupinhos de WhatsApp da família é pura especulação.
Conclusão
A notícia afirmando que Ricardo Boechat tinha informações sigilosas a respeito do atentado cometido contra Jair Bolsonaro é falsa! Ela surgiu em um site criado dias antes e que não apresenta nenhuma prova!