Acidentes
Teresa Fidalgo: O Fantasma de Sintra
Vídeo mostra três jovens dando carona para um fantasma, que acaba provocando um terrível acidente!
Esse vídeo circula pela internet desde 2005 e mostra três jovens (com sotaque português), Tânia, Thiago e David, viajando de carro por uma estrada vazia e, ao passar por uma curva onde havia acontecido um acidente, dão carona a uma moça.
Até aí, tudo bem!
No carro, os passageiros começam a fazer perguntas para a carona, que não respondia quase nada. Seu nome: Teresa Fidalgo. Chegando na curva do Sintra, a moça mostrou o local e contou que havia acontecido um acidente e disse que ela estava nele, dizendo que morreu. Em questão de segundos, ela mata dois dos passageiros, deixando o motorista – que não conseguiu contar a história depois. Segundo o vídeo, os investigadores deram esse caso como sem solução.
O vídeo de que estamos falando é intitulado "Mistério em Sintra" ou "Fantasma de Sintra" e, só no Youtube já teve mais de um milhão de visualizações!
Abaixo você assiste a uma versão resumida do filme, que mostramos no Programa E-farsas, em abril de 2009:
Será que isso é real?
Não! O vídeo é falso!
O filme, com pouco mais de 7 minutos, é uma produção independente do publicitário português, David Rebordão. O curtametragem, na verdade, se chama "A Curva" e foi finalizado em 2004.
Rebordão é considerado como o primeiro guerrilheiro digital português, em outras palavras, ele foi o pioneiro em Portugal a conseguir criar um vídeo viral na internet dos nossos irmão além mar!
Em 2004, depois de finalizar o curta, David Rebordão disponibilizou parte do filme online, para ajudar na divulgação de outro filme dele, chamado "O Vírus". Segundo o site português Diário de Notícias, o curta metragem serviria apenas como uma manobra publicitária para a longa-metragem. "Mas alguém descarregou a curta, criou um link no Sapo, e pôs a circular uma torrente de emails com o vídeo.", afirma a repórter Sónia Nunes, na matéria.
David diz que o Youtube o ajudou muito para divulgar seu trabalho no mundo inteiro e que já viu o seu vídeo legendado em várias línguas, como o italiano e o japonês!
Em entrevista, via telefone, ao programa mexicano Extra Normal e em um outro programa, em Portugal, Rebordão conta que se aproveitou de uma lenda local, que conta a história de viajantes que dão carona a fantasmas a todo momento! Além disso, uma história de que uma moça chamada Teresa Fidalgo teria morrido naquela mesma curva, em 1983, aumentam ainda mais a áurea de terror que envolve o filme!
A sua técnica de divulgação foi tão bem sucedida que ele nem precisou de nenhum subsídio para realizar seu filme.
No site do "A Curva" o publicitário-diretor se apresenta e revela que "Apesar de existirem várias versões do filme para download gratuito por todo o mundo cibernáutico, neste sítio podem adquirir a única versão completa com doze minutos de duração em DVD.". Além disso, o DVD também vem com uma entrevista em que ele mesmo conta como foi criar o filme.
Entrevista com David Rebordão em portugal
Programa Extra Normal – Mexico