Uma mulher obrigou o ladrão a fazer sexo com ela no Tocantins?
É verdade que uma mulher de 28 anos está sendo acusada de tortura após prender um ladrão que invadiu seu estabelecimento e obrigá-lo a fazer sexo com ela?
A notícia surgiu na segunda semana de janeiro de 2019, mas voltou a ser compartilhada nas redes sociais no começo de março do mesmo ano. De acordo com o texto, Mônica Santos, de 28 anos, teria sido acusada pela justiça de tortura e cárcere privado, após prender e obrigar um ladrão que invadiu seu estabelecimento comercial a manter relações sexuais.
O ladrão Jonas Texeira teria invadido armado o salão de beleza em uma cidade do Tocantins e teria sido surpreendido pela cabeleireira, que, segundo o que diz na notícia – é faixa preta de caratê.
A notícia ainda afirma que Mônica teria levado Jonas até um quarto e obrigado o homem a manter relações sexuais durante três dias, quando foi presa sob a acusação de tortura e o “pobre bandido” preso por roubar o salão de beleza da sua torturadora”
Será que essa notícia é verdadeira ou falsa?
Verdade ou mentira?
Começando pelo nome dos envolvidos na notícia, podemos perceber que ele aparece apenas em sites e blogs que copiaram exatamente o mesmo texto. Não encontramos essa notícia sendo veiculada em sites de grandes jornais, o que é estranho, visto que essa manchete incomum certamente entraria na pauta de qualquer jornal.
Quanto às fotos, alguém pegou duas imagens aleatórias na web e as juntou para compor a sua fake news.
A moça é, na verdade, a venezuelana Ysmara Tatiana Martínez Garrido, acusada em 2017 de seduzir seus alunos em troca de boas notas. Em entrevistas, a mulher negou as acusações.
Quanto ao homem que aparece ao lado da mulher, dentro de uma cela de prisão, ele se chama Jorge Luís Araújo do Nascimento e foi preso em setembro de 2012 após ameaçar a esposa e apedrejar a casa da sogra. O agressor já tinha passagem pela polícia por assalto a mão armada e a prisão aconteceu no Piauí.
Versão brasileira de uma fake news russa
Essa história de uma cabeleireira faixa preta karatê ter obrigado um ladrão a manter relações sexuais com ela é derivada de uma lenda antiga da internet. Em janeiro de 2014, o tabloide sensacionalista de língua inglesa Daily Mail publicou a história de Olga Zajac, uma russa que teria sido presa após abusar sexualmente do ladrão, Viktor Jasinski, nos fundos de seu salão de beleza.
Abaixo, a foto borrada da mulher:
Acontece que o Daily Mail pegou essa “notícia” de uma publicação feita em um site russo chamado The Moscow Times, em 2009. Infelizmente, o link não está mais disponível, mas podemos ver comentários a respeito dele em fóruns de discussão. O curioso é que, como podemos ver aqui, na publicação original (que foi reproduzida pelo site News Ru na época) não haviam citado os sobrenomes dos envolvidos. Parece que o Daily Mail inventou os nomes (ou tirou sabe-se lá de onde).
Questionado pela repórter colunista da Forbes, Kiri Blakeley, sobre mais detalhes sobre essa história e por que razão uma notícia de 2009 foi publicada somente em 2014 (como se fosse algo recente), o Daily Mail não respondeu.
Conclusão
A notícia afirmando que uma mulher teria obrigado um ladrão que tentou roubá-la a manter relações sexuais com ela por 3 dias no Tocantins é falsa!