Bolsonaro vai importar tecnologia de Israel para tratamento de câncer de mama?
É verdade que o presidente Jair Bolsonaro autorizou a importação da tecnologia inédita no Brasil para retirada de câncer de mama sem cirurgia?
O texto acompanhado de um vídeo se espalhou nas redes sociais e em grupos do WhatsApp em fevereiro de 2019 e lá pra cá sempre volta a aparecer, parabenizando o presidente Jair Bolsonaro por trazer para o Brasil uma tecnologia revolucionária no tratamento do câncer de mama.
De acordo com o vídeo, a tecnologia israelense permite a remoção do câncer de mama sem cirurgia, apenas com o congelamento das células cancerígenas!
O texto, que pede para espalhar a novidade, ressalta que o presidente vai autorizar a importação do procedimento que vai salvar a vida de muitas mulheres.
Será que isso é verdade ou mais uma farsa da web?
Verdade ou mentira?
O vídeo é real, mas não há nenhum projeto do Governo em trazer a tecnologia para o Brasil.
A empresa citada nas imagens é a israelense Icecure, fundada em 2006 e o procedimento desenvolvido por ela consiste em congelar as células cancerígenas, apresentado com relativo sucesso em 2014.
No entanto, segundo estudos feitos em 2018, o procedimento funciona bem contra tumores benignos e não é tão eficaz em tumores malignos e/ou em grandes tumores.
Em fevereiro de 2019, o Ministério da Saúde publicou uma explicação a respeito desse boato.
O órgão explicou na ocasião que atualmente o método ainda não é indicado para o tratamento do câncer de mama:
“Há alguns anos o uso da crioablação (resfriamento extremo e rápido de uma região tecidual) vem sendo testado no tratamento de lesões de mama. Inicialmente utilizado no tratamento de lesões benignas, apresentou algum sucesso, porém para o tratamento do câncer de mama ainda não existe nada estabelecido. Alguns estudos vêm demonstrando sucesso no tratamento de lesões malignas únicas e menores que 1 cm, com baixas complicações, porém não pode ser considerado ainda superior ao tratamento cirúrgico convencional, assim como não evita a realização das outras terapias, como quimioterapia, radioterapia, etc. Portanto, atualmente não está indicada para tratamento do câncer de mama, contudo poderá vir a ser uma alternativa futura para pequenas lesões únicas em pacientes selecionados, dependendo ainda de mais estudos científicos para assegurar a eficiência do método.”
Não há nenhuma publicação oficial do Governo sobre a importação dessa tecnologia para o uso no SUS.
A Sociedade Brasileira de Mastologia também se manifestou a respeito, explicando que a técnica não é recomendado para todos os casos. O mesmo diz o site Câncer de Mama Brasil.
Técnica já testada no Brasil
A técnica chamada de crioblação, que consiste em congelar as células cancerígenas, não é inédita no Brasil. Uma busca no Google e logo no primeiro resultado temos uma matéria de 2015 do site do hospital Sírio-Libanês sobre testes através desse sistema.
Conclusão
Uma empresa israelense desenvolveu um método de remoção de células cancerígenas através de congelamento, mas o procedimento ainda não é indicado para grandes tumores e/ou para tumores malignos. Por enquanto, não há nenhum pronunciamento do Governo sobre o desejo de importar essa tecnologia para o Sistema Único de Saúde!