Uma charge de 1993 do Aroeira retratou o Bolsonaro como a maior besta da Terra?
É verdade que uma charge publicada em 1993 já tirava um sarro de Jair Bolsonaro, retratando o político como um dinossauro chamado Estupidossauro Bolsonarus?
A imagem circula através das redes sociais desde novembro de 2018, mas voltou a ser compartilhada no Twitter e também no Facebook na primeira semana de abril de 2019. Nela podemos ver uma charge de um dinossauro com o rosto parecido com o de Jair Bolsonaro e com a seguinte legenda:
“Estupidossauro Bolsonarus: a maior besta que já caminhou sobre a face da terra”
O que chama a atenção na ilustração assinada pelo cartunista Renato Aroeira é que ela data de 1993, época em que o nosso atual presidente ainda era deputado.
Será que essa charge é mesmo de 1993 ou trata-se de uma brincadeira recente espalhada como se fosse antiga?
Verdade ou mentira?
A ilustração é mesmo de 1993 e foi publicada no dia 28 de junho daquele ano no Primeiro Caderno do jornal O Globo:
De acordo com reportagens como essa, do Terra, o então deputado Jair Bolsonaro já era motivo de piadas (e de desavenças) entre seus colegas (e também na imprensa) por defender a volta da ditadura militar no Brasil. Em junho de 1993, ele subiu ao parlatório da Câmara dos Deputados para proclamar-se “a favor da ditadura militar” e exigir o fechamento do Congresso.
O político aproveitou a atenção para exibir a capa do jornal, mostrando a charge que o cartunista havia feito com a sua cara desenhada no corpo de um dinossauro usando botas!
Conclusão
A charge mostrando um dinossauro de botas e com o rosto de Bolsonaro foi publicada em junho de 1993 no jornal O Globo e era uma crítica aos discursos pró-ditadura do então deputado Jair Bolsonaro!