Falso
Foto famosa do planeta Terra usada no iPhone é falsa!
Blue Marble é o nome da foto mais famosa que se tem do planeta Terra, mas você sabia que ela não é real?
O site do observatório da Agência Espacial Americana – NASA – publicou no dia 6 de outubro de 2011 um artigo sobre a Blue Marble, a foto que mostra o nosso planetinha e atualmente é a imagem padrão do papel de parede do iPhone – o smartfone da Apple.
A surpresa foi saber que a foto não é real! Isso mesmo, a Blue Marble é falsa!
Na verdade, a foto com a maior resolução que se tem da Terra é uma composição feita por Robert Simmon a partir de várias imagens da Terra. No artigo publicado pelo próprio Simmon, ele conta que: “Uma das melhores surpresas da minha vida estava se transformando no meu novíssimo iPhone, antes mesmo de ter sido ativado, olhando para baixo na tela, e vendo uma imagem que eu tinha feito. A Apple escolheu a Blue Marble da NASA para a tela de boas-vindas padrão e papel de parede, e eu não nem tinha idéia de disso!”
Robert explica que, em 2002, seu colega chamado Reto Stöckli havia reunido mais de 10.000 fotos do planeta (cada uma, com cerca de 300 MB) e com esse imenso material criou, assim, uma única fotografia com 43.200 por 21.600 pixels que, depois de removidas as nuvens e outras “sujeiras” dos arquivos, ficou com a “cara” da nossa casa.
Para deixar a Terra com uma aparência mais natural, Simmon “inspirado” por uma imagem – feita em dezembro de 1972, pela tripulação da Apollo 17 – e baseando-se em vários números de estudos da NASA sobre os oceanos e mais de 200 imagens de satélites sobre as superfície do nosso “mundão velho sem porteira”, coloriu a parte azul da foto e demais detalhes da Blue Marble.
Depois, com a ajuda de softwares gráficos, Robert moldou sua imagem em uma esfera e, com mais uma tonelada retoques aqui e ali, foi chegando no resultado que ele tinha imaginado:
O resultado final, a Blue Marble como a conhecemos, está aí:
Aqui, um video da criação de Robert Simmon, onde a Terra pode ser vista em movimento:
[iframe: width=”590″ height=”330″ src=”http://www.youtube.com/embed/KRdi5ElayK4″ frameborder=”0″ allowfullscreen]
E mais um, com a atmosfera terrestre no decorrer de um ano:
[iframe: width=”590″ height=”330″ src=”http://www.youtube.com/embed/BkufnhwverE” frameborder=”0″ allowfullscreen]
Curiosidades sobre a Blue Marble:
Segundo Simmon, algumas pessoas notaram que há nuvens repetidas na foto, principalmente nas regiões próximas à linha do equador. Ele explica que essas imperfeições se devem ao fato de que não há dados sobre a área.
Robert também explica que o mapa do planeta Terra, na sua versão, está centrado na América do Norte por escolha sua. Como ele passou a maior parte da sua vida nos Estados Unidos, optou por deixar a aquela parte do continente em evidência, mas ele já prometeu que fará outras versões e está trabalhando em um novo mapa onde – nessa versão – o centro ficará no Sul da Ásia.
Ah! As fotos e todas as fases de elaboração da Blue Marble são livres e podem ser usadas à vontade (desde que a NASA seja avisada). Quem quiser usar as imagens, Robert Simmon as disponibilizou para downlaod no site da NASA.
Conclusão
A foto é falsa, mas é linda mesmo assim!