Connect with us

E-farsas

O hacker preso pela PF dirigia um Land Rover em nome da Manuela D’ávila?

Crimes

O hacker preso pela PF dirigia um Land Rover em nome da Manuela D’ávila?

O hacker preso pela PF dirigia um Land Rover em nome da Manuela D’ávila?

É verdade que o hacker Walter Delgatti, preso pela Polícia Federal, andava num carro que estava em nome da Manuela D’Ávila?

A notícia se espalhou nas redes sociais na segunda semana de agosto de 2019 e apresenta provas de que o homem preso pela Polícia Federal durante a Operação Spoofing havia sido pego em flagrante em um automóvel Land Rover e que o carro estaria em nome da jornalista e política Manuela D’Ávila.

O texto vem até acompanhado de uma foto do veículo, mas será que isso é verdade?

Texto que acompanha uma das versões da notícia: “Hacker preso andava num Carro em nome da Manuela, PC do B, vice do poste do PT, Codinome Avião na agenda de propinas da Odebrecht.”

Verdade ou mentira?

No dia 23 de julho de 2019, a Polícia Federal prendeu quatro suspeitos de terem invadido os celulares do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, e do procurador Deltan Dallagnol, chefe da força-tarefa da Operação Lava-Jato em Curitiba. Dentre eles, Walter Delgatti Neto (conhecido como “Vermelho”), um sujeito que – segundo o que é afirmado aqui – era visto passando de Land Rover na cidade paulista de Araraquara.

No entanto, em nenhuma reportagem ou depoimento é citado o nome de Manuela D’Ávila!

Outra versão dessa fake news que circulou nas redes sociais!

As fotos do automóvel

Se não há nenhuma relação entre Manuela D’Ávila e tal do Land Rover, como explicar as fotos que circularam na web?

A explicação é simples: Uma das fotos foi tirada de um anúncio feito na OLX em maio de 2019 por um proprietário de Campinas (SP). O anúncio já foi finalizado, mas ainda podemos vê-lo nos arquivos do Archive.is:

Reprodução/OLX

Quanto à segunda foto, trata-se de uma peça publicitária para o lançamento da Range Rover Evoque D180, modelo 2018:

Foto: Divulgação

Há ainda uma terceira versão dessa fake news, que usou fotos de uma apreensão feita pela Polícia Federal em janeiro de 2019, em Goiás, e que não tem nenhuma relação com a Operação Spoofing realizada em julho!

Conclusão

Não há nenhuma acusação contra Manuela D’Ávila em relação aos hackers presos pela Polícia Federal! Notícia falsa!

Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas e, em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar é o autor do livro "Caçador de Mentiras" pela Editora Matrix e da aventura de ficção infantojuvenil "Marvin e a Impressora Mágica"!

Comentários

Mais Checagens em Crimes

Ajude a Manter o E-farsas

Lançamento

Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Voltando a Circular

To Top