Vídeo mostra o furacão Dorian praticamente estacionado sobre as Bahamas?
Desde o início de setembro de 2019, um determinado vídeo supostamente relacionado ao furacão Dorian vem viralizando nas redes sociais. Ele mostraria toda a força e monstruosidade do referido furacão, praticamente estacionado, sobre as Bahamas.
Diversas páginas e perfis, principalmente no Instagram (arquivos 1, 2 e 3) e no Facebook (arquivos 1, 2, 3, 4 e 5), divulgaram esse vídeo como se fosse autêntico.
Confira abaixo alguns exemplos no Instagram:
Assim como no Facebook:
Para vocês terem uma ideia, num único perfil, no Instagram, esse vídeo já foi visualizado mais de 500 mil vezes!
Entretanto, será que esse vídeo é realmente verdadeiro? Será que estamos realmente diante do furacão Dorian? Será que é tão somente fruto da computação gráfica? Descubra agora, aqui, no E-Farsas!
Verdadeiro ou Falso?
Falso! Na verdade, o vídeo se trata de uma animação criada com a ajuda de um aplicativo. Embora tenha sido utilizada apenas uma imagem como base de criação do vídeo, esta, por sua vez, foi originada a partir de duas fotos distintas. Nenhuma das fotos faz referência as Bahamas ou ao furacão Dorian. Além disso, duas pessoas tiveram participações distintas em toda essa história e, em princípio, ambas não possuem relação alguma com a recente viralização.
Parece confuso, não é mesmo? Contudo, vamos explicar direitinho essa história para vocês!
O Fotógrafo Brent Shavnore
Na descrição que acompanhava a imagem, Brent republicou a seguinte frase, que ele atribuiu ao poeta francês Michel Houellebecq:
“O mundo lá fora tinha suas próprias regras, e essas regras não eram humanas“
Apesar de Brent não ter mencionado se a imagem era ou não verdadeira, sabemos que ela é falsa, visto que se trata de uma composição de duas imagens distintas (algo que demonstraremos daqui a pouco). Aliás, essa sequer era a primeira vez que o fotógrafo fazia algo desse tipo. Em sua conta no Instagram há inúmeros exemplos de montagens criadas por ele.
Confira abaixo uma espécie de tutorial, onde ele ensina a criar tais imagens, em sua conta no YouTube:
A Origem da Suposta Imagem Relacionada ao Furacao Dorian
Sabem a imagem do que seria o furacão Dorian? Pois bem, na verdade estamos diante de uma supercélula, um tipo de tempestade, por assim dizer, na cidade de Leoti, no estado norte-americano do Kansas (arquivo)! A foto foi tirada pelo casal de fotógrafos britânicos Cammie Czuchnicki e Tim Moxon, no dia 21 de maio de 2016 (para sermos mais precisos, a foto pertence a Cammie Czuchnicki).
Ambos possuem um site chamado Weather Studios, onde vendem as fotografias que tiram.
Diga-se de passagem, o trabalho deles no chamado “Vale dos Tornados” é belíssimo e vale muito a pena vocês conferirem!
A Origem da Suposta Imagem Relacionada as Bahamas
E a imagem que seria relacionada as Bahamas? Na verdade, estamos diante da visão aérea registrada a partir de um helicóptero de South Beach, um bairro da cidade de Miami Beach, no estado norte-americano da Flórida! A foto foi tirada pelo fotógrafo italiano Steve Pisa.
Infelizmente, não há menção de quando a foto foi tirada no site “Shutterstock“.
A Origem do Vídeo: Entra em Cena um Usuário Apelidado de “The Glitch”
Cerca de um mês após Brent Shavnore ter publicado sua composição artística no Instagram, um outro usuário, apelidado de “The Glitch”, entrou em cena. No dia 18 de maio de 2019, esse usuário publicou um vídeo baseado na imagem criada por Brent. Na descrição, o usuário, uma vez que Brent originalmente sonegou a informação de que se tratava de uma montagem, chegou a alegar, erroneamente, que as fotos tinham sido tiradas pelo Brent.
Confira a publicação abaixo:
Para criar tal animação, o usuário utilizou um aplicativo chamado “Plotaverse” (disponível para MacOs, Windows, iOS e Android).
Curiosamente, no dia seguinte (19), Brent Shavnore publicou esse mesmo vídeo em sua conta no Instagram (arquivo), mas sem atribuir na descrição qualquer crédito ao usuário “The Glitch”! Confira abaixo a publicação de Brent:
Conclusão
Falso! Na verdade, o vídeo se trata de uma animação criada com a ajuda de um aplicativo. Embora tenha sido utilizada apenas uma imagem como base de criação do vídeo, esta, por sua vez, foi originada a partir de duas fotos distintas. Nenhuma das fotos faz referência as Bahamas ou ao furacão Dorian.
Duas pessoas tiveram participações distintas em toda essa história e, em princípio, ambas não possuem relação alguma com a recente viralização. A primeira delas foi o fotógrafo Brent Shavnore, que utilizou duas imagens para criar uma única imagem final retratando uma supercélula sobre South Beach, um bairro de Miami Beach, no estado norte-americano da Flórida. Posteriormente, um usuário chamado “The Glitch” pegou a arte final de Brent e criou uma animação com a ajuda do aplicativo “Plotaverse”. É justamente essa animação que vem sendo disseminada, erroneamente, como sendo o furacão Dorian sobre as Bahamas!