Uma mulher foi avisada pelo Espírito Santo para não embarcar em avião que pegou fogo?
É verdade que uma mulher que ia viajar para a Jamaica foi alertada por Deus para não embarcar no avião que acabou pegando fogo?
A história de uma passageira que teve um aviso divino para não embarcar em um avião que acabou pegando fogo surgiu em grupos do WhatsApp na primeira semana de outubro de 2019 e se espalhou rapidamente nas redes sociais.
De acordo com o texto, acompanhado de dois vídeos, uma mulher teria sido tocada pelo poder do Espírito Santo logo após embarcar em um avião que iria para a Jamaica e, por isso, teria começado a gritar dentro da aeronave.
Após tanto insistir (por duas horas), a mulher acabou sendo retirada do avião, que começou a soltar faíscas em um dos motores. O piloto teria admitido, horas depois, que se o avião tivesse decolado teria explodido no ar, mas graças à essa moça e ao aviso divino, muitas vidas foram salvas!
O texto vem acompanhado de 2 vídeos, sendo um deles de uma mulher gritando dentro de um avião e outro, mostrando um avião pegando fogo.
Será que essa história é verdadeira ou falsa?
Verdade ou mentira?
O texto é bastante vago e não dá maiores detalhes, como por exemplo, quando o fato teria ocorrido. Também não há dados sobre o nome da mulher ou o prefixo da aeronave.
Como é costumeiro nesse tipo de correntes, os autores misturam notícias reais com invencionices para tentar conquistar os leitores.
O vídeo da mulher que aparece gritando dentro de uma aeronave é real e foi filmado nas Ilhas Cayman em um voo da Cayman Airways, no dia 23 de outubro de 2017. Após o voo – que ia para a Jamaica – atrasar por cerca de 70 minutos por causa de um problema mecânico, uma passageira começou a se comportar de maneira estranha e foi retirada do avião.
Outro dado errado que a corrente espalhada pelo WhatsApp disseminou foi o que afirmava que o avião acabou pegando fogo ainda no solo. A verdade mesmo é que após o contratempo, o voo deu início nas Ilhas Cayman e pousou na Jamaica sem problema nenhum.
Quanto ao vídeo do avião pegando fogo, também se trata de uma filmagem real, mas sem nenhuma ligação com o incidente da mulher nas Ilhas Cayman.
No dia 28 de outubro de 2016, o motor do lado direito de um Boeing 767 da companhia American Airlines apresentou um problema e pegou fogo durante uma tentativa de decolagem. O incidente ocorreu no Aeroporto Internacional O’Hare de Chicago e cerca de 20 pessoas foram levadas ao hospital com ferimentos leves que ocorreram durante a evacuação nos deslizamentos de emergência.
Conclusão
O texto afirmando que uma mulher salvou muitas vidas após prever que um avião ia cair é falso!