Lula possui 243 milhões de Euros depositados no Vaticano?
É verdade que o ex-presidente Lula possui 243 milhões de euros depositados numa conta secreta do Vaticano?
Um vídeo começou a se espalhar nas redes sociais na segunda quinzena de outubro de 2019 e também foi amplamente compartilhado através de grupos do WhatsApp. Nele podemos ver uma mulher entrevistando um homem vestido de padre mostrando documentos que comprovariam que alguns líderes e ex-presidentes da América do Sul teriam contas no Vaticano!
Dentre os nomes citados, os documentos citam Nicolás Maduro – presidente da Venezuela – e o ex-presidente Lula (que, segundo o vídeo, teria 243 milhões de euros guardados lá).
Será que isso é verdade ou mentira?
Verdade ou mentira?
Apenas para relembrar, pedimos para que você leia nossa pesquisa a respeito de um rumor, que se espalhou em janeiro de 2019, afirmando que o presidente Jair Bolsonaro possuía uma conta no valor de 200 milhões de dólares na Suíça. Na época, desmentimos essa história e explicamos como é fácil se criar notícias falsas em cima de todo e qualquer político:
A Polícia Federal descobriu que Jair Bolsonaro tem US$ 200 milhões na Suíça?
Voltando à acusação mostrada pelo vídeo, saiba que essa história de contas secretas do Vaticano circula desde o começo de 2019, como explica a imprensa de língua espanhola. A ACIPrensa, por exemplo, publicou um desmentido do Vaticano sobre essas supostas contas.
Esse rumor também foi desmentido pela agência de checagem Colombia Check , que – além de ouvir o Vaticano – também analisou os documentos e constatou várias falsificações, como nas assinaturas.
O site Infodecom também desmascarou as “provas” apresentadas pelo homem vestido de padre.
Essas foram as publicações que encontramos desmentindo essa história. Agora, cabe a você em quem acreditar: Em um homem vestido de padre (que não se sabe quem é) ou em todos que pesquisaram a respeito e descobriram que os documentos foram forjados!
O Banco do Vaticano não é bem um banco
O Instituto para as Obras de Religião, mais conhecido como Banco do Vaticano, é uma instituição financeira ligada a Santa Sé localizado na Cidade do Vaticano. Criado durante a Segunda Guerra Mundial, o Banco do Vaticano administra as contas dos principais clérigos. Desde 2013, o Vaticano disponibiliza balanços anuais com todos os dados disponíveis para consulta.
Atualização 21/10/2019
Conforme observado por nossos atentos leitores (obrigado, Maria), o homem que aparece no vídeo é o auto-intitulado diácono da Igreja Católica Jorge Sonnante. Uma pesquisa pelo seu nome no Google e rapidamente encontramos diversas denúncias de falsificações feitas pro ele. Em outubro de 2019, a Igreja negou que Sonnante seja um diácono da instituição.
Conclusão
Não há nenhuma prova de que o ex-presidente Lula tenha uma conta com milhões de euros no Vaticano. Essa informação vem sendo desmentida desde janeiro de 2019 por diversos órgãos de imprensa espanhóis e italianos (sendo desmentida, inclusive, pelo próprio Vaticano)!