Connect with us

E-farsas

Holograma de um leão gigante foi usado na reinauguração de um estádio na Argentina?

Esporte

Holograma de um leão gigante foi usado na reinauguração de um estádio na Argentina?

Holograma de um leão gigante foi usado na reinauguração de um estádio na Argentina?

Em meados de novembro de 2019, muitos sites internacionais de notícias divulgaram que um holograma de um leão gigante foi utilizado na reinauguração de um estádio de futebol na Argentina. Entre esses sites podemos destacar o “Yahoo! Sports“, a “CNN” e o britânico “The Telegraph“.

Entretanto, para entendermos melhor essa situação é necessário voltar um pouco no tempo.

Em meados de novembro de 2019, muitos sites internacionais de notícias divulgaram que um holograma de um leão gigante foi utilizado na reinauguração de um estádio de futebol na Argentina.

Voltando um Pouco no Tempo

No dia 9 de novembro de 2019 houve uma grande festa de reinauguração do estádio de um time argentino chamado “Estudiantes de la Plata”. Segundo o site de notícias argentino “TN”, cerca de 30 mil pessoas desfrutaram de uma noite repleta de emoções com direito a um espetáculo de luzes, som e fogos de artifício, que culminou numa partida entre jogadores de futebol do clube, de todas as idades. E, o motivo de tanta emoção não poderia ser mais emblemático: o evento marcou o retorno do clube ao estádio Jorge Luis Hirschi, em La Plata, capital da província de Buenos Aires, após 14 anos!

Uma das grandes atrações foi, sem dúvida, um “Leão do Fogo” gigante, que caminhou pela cobertura do estádio e pulou dentro do campo. Espectadores de diferentes partes do mundo e usuários das redes sociais ficaram impressionados com a magnitude da atração. Isso porque muitos sites deram a entender que o “Leão de Fogo” se tratava de um holograma! Portanto, segundo muitos desses sites, as pessoas que estavam no estádio teriam visto a atração ao vivo, a olho nu! Toda a ação teria ocorrido bem diante dos seus olhos! Incrível, não é mesmo?

Confira abaixo como foi essa atração através de um vídeo publicado no canal do “Estudiante de la Plata”, no YouTube:

Entretanto, será que isso realmente aconteceu? Foi realmente utilizado um holograma? Descubra agora, aqui, no E-Farsas!

Verdadeiro ou Falso?

Fora de Contexto! Em entrevista ao site “TN”, Sergio Neuspiller, criador do leão, que por sua vez presta homenagem a um dos apelidos do time (“El León“), e proprietário da produtora “Full Dimensional Entertainment“, contou alguns detalhes de como a atração foi idealizada. Segundo ele, não se tratou de um holograma, mas tão somente de realidade aumentada! Resumindo? Ninguém viu o leão a olho nu. Somente a partir dos telões do estádio ou de alguma transmissão que estivesse sendo realizada naquele momento.

No estádio, as pessoas só conseguiam ver o leão nos telões. Poderíamos ter feito um holograma, mas a questão envolvendo a montagem e a desmontagem era muito complicada, porque ainda havia um show e um jogo de futebol depois. Seria maluquice montar e desmontar o holograma.

Outro problema é que tínhamos um público em 360º, precisava ser visto de todos os lugares. Decidimos usar a realidade aumentada, e entendemos que a melhor opção para o público era acompanhar a ação a partir de um dos sete telões instalados no estádio“, disse Sergio.

Segundo Sergio, não se tratou de um holograma, mas tão somente de realidade aumentada!

Ainda segundo Sergio, para que o leão tivesse a qualidade que vimos no vídeo, e pudesse emitir partículas, ser semitransparente e liberar ar quente e fumaça, foi necessário compilar tudo dentro de um programa de videogame 3D de última geração. Isso gerou a possibilidade de Sergio e sua equipe controlarem tudo em tempo real. Para vocês terem uma ideia, o leão foi movimentado através de um controle de videogame!

Conclusão

Fora de Contexto! Segundo Sergio Neuspiller, criador do leão, não se tratou de um holograma, mas tão somente de realidade aumentada! Ninguém que estava no estádio viu o leão a olho nu. Isso ocorreu somente a partir dos telões do estádio ou de alguma transmissão que estivesse sendo realizada naquele momento.

Jornalista e colaborador do site de verificação de fatos E-farsas entre janeiro de 2019 e dezembro de 2020. Entre junho de 2015 e abril de 2018, trabalhei como redator do blog AssombradO.com.br, além de roteirista do canal AssombradO, no YouTube, onde desmistificava todos os tipos de engodos pseudocientíficos e casos supostamente sobrenaturais.

Comentários

Mais Checagens em Esporte

Ajude a Manter o E-farsas

Lançamento

Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Voltando a Circular

To Top