Será verdade que Jeanine Añez declarou ter traços arianos e nórdicos?
Assim que publicamos um artigo verificando a autenticidade de uma série de tuítes supostamente atribuídos a Jeanine Añez, a autoproclamada presidente interina da Bolívia, uma usuária no Twitter nos questionou sobre uma declaração, na qual Jeanine teria dito, que tinha “traços arianos e nórdicos, e que não tinha nada a ver com as indígenas bolivianas”!
Confira a suposta declaração, abaixo:
Assim sendo, fomos atrás e resolvemos falar separadamente sobre essa suposta declaração! O resultado vocês conferem a seguir!
Quem Divulgou Essa Suposta Declaração de Jeanine Añez?
Numa rápida pesquisa em mecanismos de busca verificamos que essa imagem de Jeanine Añez, juntamente com a suposta declaração, repercutiu em perfis no Twitter (1 | 2 | 3 ), sites na internet (1 | 2 | 3) e numa determinada página no Facebook – com mais de 600 mil seguidores – alegadamente destinada “a divulgação de conteúdo histórico baseado em pesquisa acadêmica, com fins didáticos e de entretenimento”.
Embora a página do Facebook já tenha deletado a publicação, ainda é possível encontrar rastros de sua existência no Google.
Além dessa página, a suposta declaração de Jeanine também ganhou força através do perfil oficial do Carlos Minc, deputado estadual do Rio de Janeiro pelo PSB, no Twitter! Diga-se de passagem, o perfil possui mais de 83 mil seguidores!
Enfim, fato é que seu tuíte já obteve mais de 1.700 compartilhamentos desde ontem (16)!
Entretanto, será que Jeanine Añez deu mesmo essa declaração? Será que ela foi tirada de contexto? Descubra a verdade agora, aqui, no E-Farsas!
Verdadeiro ou Falso?
Falso! Jeanine Añez nunca deu essa declaração! Na verdade, trata-se de uma manipulação digital feita a partir de uma imagem contendo uma outra frase, que foi publicada pela página do jornal Argentino “Clarín”, no Facebook, no dia 13 de novembro de 2019 (1 | 2)!
Eis o que Jeanine Añez realmente disse, devidamente traduzido:
“Não aceitarei outra saída que não sejam as eleições democráticas“
Um detalhe interessante é que na imagem manipulada digitalmente é mencionado “coyas bolivianas“.A palavra “coya” geralmente refere-se ao grupo culturalmente sincrético e homogêneo de povos andinos indígenas das províncias do noroeste da Argentina, principalmente Jujuy, Salta e Catamarca. Contudo, na Bolívia, a palavra assumiu um significado ambíguo e foi usada no leste do país para generalizar, pejorativamente e erroneamente, aqueles que vivem ou nasceram no Altiplano boliviano.
Conclusão
Falso! Jeanine Añez nunca deu essa declaração! Na verdade, trata-se de uma manipulação digital feita a partir de uma imagem contendo uma outra frase, que foi publicada pela página do jornal Argentino Clarín, no Facebook, no dia 13 de novembro de 2019.