Connect with us

E-farsas

Pesquisa Unicamp – Misturar limão com refrigerante faz mal à saúde

Correntes

Pesquisa Unicamp – Misturar limão com refrigerante faz mal à saúde

E-mail usa o nome da Unicamp para espalhar boato de que que a misturar de limão com refrigerante faz mal à saúde!

    Esse texto já é um clássico das correntes. Informações falsas e desencontradas, associadas a nomes de grandes empresas e de doutores que não existem, comprovam a farsa. Logo nas primeiras linha, já temos: 

ATENÇÃO! 

    Esta informação tem procedência confirmada pelo Dr Rui Campanella, do Departamento de Pesquisas Biológicas da UNICAMP

    Um dos ingredientes para se fazer uma boa corrente ou hoax é, logo de cara, usar uma frase de efeito: Palavras como "ATENÇÃO!", "IMPORTANTE", "MUITO CUIDADO!" são boas para chamar a atenção do leitor do e-mail.

    O site da UNICAMP (www.unicamp.br) possui um sistema de buscas no topo de sua página. Procuramos pelo Doutor e… como você já pode imaginar, o Doutor Rui Campanella, do departamento de Pesquisas Biológicas da UNICAMP, NÃO TRABALHA LÁ! Talvez, ele nem exista! 

    Outra coisa: O departamento citado também não existe!!!

    A Unicamp envia-nos uma circular para ajudar a esclarecer parte desse boato:

    Coisa semelhante aconteceu em uma outra corrente já analisada por nós. Na corrente que dizia que o guaraná Kuat provoca tumor no reto, o autor da mensagem afirmou que o referido refrigerante possuía alguns princípios ativos de nomes complicados, que também não existem. Mas, quando recebe uma notícia dessas, muita gente nem tem o trabalho de pesquisar e já passa adiante…

Próxima linha:    

Muito cuidado! Não misture essas bebidas com limão. 

    Foi comprovado cientificamente que a mistura do ácido do limão com alguns componentes da Coca forma um composto químico que "rouba" o cálcio de nosso corpo, fazendo que ele seja eliminado pela urina. Isso pode atrapalhar o desenvolvimento físico e mental das crianças e trazer sérios riscos de osteoporose nas pessoas adultas. 

    De novo, frase de efeito: "Muito cuidado!". Só que o brilhante autor da mensagem não quis usar letras maiúsculas… que pena! Teria dado mais impacto.

    Na seção "Quem somos", na sub-seção de perguntas mais freqüentes do site da Coca-Cola há a seguinte informação a respeito dessa corrente:

   Há algum mal adicionar limão à Coca-Cola?

   A utilização de frutas cítricas, como o limão e a laranja em conjunto com bebidas refrigerantes é uma prática universal, segura, saudável e agradável de o consumidor dar seu toque pessoal à sua bebida preferida.

    Como a UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas) é citada no boato, ela se pronunciou em resposta aos consumidores que a procuraram informando que não havia motivo para preocupação. Segundo a UNICAMP a notícia que circula na Internet é um trote e sua disseminação só fez aumentar o tráfego na rede.

    A UNICAMP, também, esclarece que o médico citado na referida mensagem, Dr. Rui Campanella não faz parte de seu cadastro de funcionários, bem como não existe em sua estrutura o citado "Departamento de Pesquisas Biológicas". Conclui, a UNICAMP, tratar-se de uso indevido do seu nome e de seu prestígio."

    Se você entrar no site da Coca-Cola, verá também que a empresa explica que todos os refrigerantes possuem ácidos. Então você vai deduzir que pelo menos essa parte da corrente é verdadeira? Não! Os ácidos usados nos "refris" são alimentares e usados em pequenas quantidades, que não fazem mal à saúde. 

    No nosso estomago há um ácido muito mais forte do que os dos refrigerantes. Se essa informação fosse verídica, não poderíamos chupar nem uma tangerina. Já pensou? Você comendo uma bela fatia de abacaxi? Os ácidos se misturariam e você já teria morrido fazia tempo!!! 

    O consumo de refrigerantes não causa problemas ósseos. Segundo a página da Coca-Cola, as causas primárias do enfraquecimento ósseo são a ingestão insuficiente de cálcio, o desequilíbrio hormonal, a falta de atividade física e o processo normal de envelhecimento.

E, finalmente:

  Por isso, NÃO MISTURE COCA, PEPSI E OUTROS REFRIGERANTES DE COLA COM LIMÃO. Passe essa mensagem para todos os seus amigos. 

    O pedido para não se misturar Coca, Pepsi e outros refrigerantes (escrito em maiúsculas!) é seguido da frase clássica: "Passe essa mensagem para todos os seus amigos". 

    Por que são citados os nomes da Coca-Cola e da Pepsi e não os nomes dos outros refrigerantes? Será porque as duas marcas são as mais vendidas? 

    Marcas "menores" vendem (juntas) mais refrigerantes do que as empresas de renome. O que acontece é que empresas que crescem muito e muito rápido pelo mundo causam uma estranha e natural curiosidade em algumas pessoas! Só como exemplo, podemos citar Bill Gates da Microsoft (pesquisado na corrente Bill Gates é a Besta do Apocalipse?) e o Mc’Donalds (que será pesquisado em breve).

    Ah! Ia me esquecendo! (não querendo fazer propaganda!) A Pepsi lançou, no ano passado (2001), uma versão de seu refrigerante que já vem misturado com limão! Será que a companhia quer matar seus consumidores?

Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas e, em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar é o autor do livro "Caçador de Mentiras" pela Editora Matrix e da aventura de ficção infantojuvenil "Marvin e a Impressora Mágica"!

Comentários

Mais Checagens em Correntes

Ajude a Manter o E-farsas

Lançamento

Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Voltando a Circular

To Top