Imagens de satélite mostram o dramático derretimento do gelo na Groenlândia?
No início de dezembro de 2019, uma determinada conta no Twitter começou a disseminar um comparativo envolvendo supostas imagens de satélite da Groenlândia. A conta pertence a uma celebridade norte-americana, alegadamente jornalista e que atualmente dirige a própria firma dedicada a relações públicas, chamada Sharika Soal. Já o comparativo mostrava o suposto e dramático derretimento do gelo, na Groenlândia, entre as estações do verão e do inverno, ou seja, em menos de um ano.
Confira abaixo o tuíte:
Entretanto, será que esse comparativo é mesmo verdadeiro? A Groenlândia está derretendo de forma tão dramática quanto apresentado nas imagens? Descubra a verdade agora, aqui, no E-Farsas!
Verdadeiro ou Falso?
Falso! As imagens não passam de frames de uma animação 3D chamada “Greenland Ice Cap Melting Global Warming“. O material foi produzido por um estúdio chamado “CG4TV”, que trabalha há mais de duas décadas nesse segmento. Segundo Janne Ahlberg, responsável pelo perfil @hoaxeye, no Twitter, a animação teria sido produzida por volta de 2010.
Na descrição da animação não consta que as imagens, geradas por computador, são baseadas em fotos ou dados reais, e nem mesmo é informado qualquer período de tempo. Na verdade, a intenção da animação 3D foi apenas vislumbrar o destino que a Groenlândia terá devido ao aquecimento global. Portanto, tratava-se tão somente de uma espécie de previsão, que poderá ou não se concretizar. Infelizmente, no entanto, a perspectiva continua sendo caótica.
Confira o vídeo abaixo:
Qual o Estado Atual de Derretimento do Gelo da Groenlândia?
Qualquer pessoa pode conferir o fluxo de derretimento do gelo da Groenlândia, principalmente durante o verão, no Hemisfério Norte, através do site do Centro Nacional de Dados sobre Neve e Gelo (NSIDC), que por sua vez trata-se de um centro de informação norte-americano, que apoia a investigação polar e criosférica.
O NSIDC arquiva e distribui informação digital e analógica sobre neve e gelo e mantém também dados sobre cobertura de neve, avalanchas, glaciares, mantos de gelo, gelo de água-doce, gelo marinho, gelo sobre terra, pergelissolo, gelo atmosférico, paleo-glaciologia e amostras de gelo.
Por exemplo, o derretimento do gelo em 2019, principalmente durante o verão, foi bem superior a média registrada entre os anos de 1981 e 2010:
Entretanto, notem como a cobertura do gelo da Groenlândia, durante o verão de 2019, foi visualmente muito diferente daquela que vimos na animação anterior:
Conclusão
Falso! As imagens não passam de frames de uma animação 3D chamada “Greenland Ice Cap Melting Global Warming“, ou seja, trata-se tão somente de computação gráfica! O vídeo não reflete a realidade atual ou anterior da cobertura de gelo da Groenlândia entre o verão e inverno no Hemisfério Norte.
De acordo com o site “CG4TV”, a intenção da animação 3D foi apenas vislumbrar o destino que a Groenlândia terá devido ao aquecimento global. Assim sendo, estamos diante de uma espécie de previsão, que pode ou não vir a acontecer. De qualquer forma, esse artigo não pode e nem deve servir como pretexto ou base negacionista do chamado aquecimento global, visto que este não é o foco do material aqui apresentado.