Irmão leva um tiro na cabeça, levanta e sai andando! Milagre?
Será que o vídeo mostrando um homem de pé após ter levado um tiro na testa e ter a sua nuca estourada? Será essa a prova de um milagre?
O vídeo se espalhou através das redes sociais na segunda quinzena de dezembro de 2019 e mostra um homem gravemente ferido por um tiro, de pé, como se nada tivesse acontecido!
Quem está gravando o vídeo pede para que o “irmão” vire a cabeça para mostrar o enorme ferimento em sua nuca (provavelmente, causada pela saída da bala do tiro) e ainda comenta que o morto levantou e andou.
Em apenas uma das publicações feitas no dia 15 de dezembro de 2019 no Twitter, o vídeo já havia alcançado mais de 400 mil visualizações, sem contar com as inúmeras outras postagens no YouTube e incontáveis compartilhamentos feitos através de grupos do WhatsApp, mas será que ele é real?
Verdade ou mentira?
O vídeo é real, mas o rapaz que aparece no vídeo não levou nenhum tiro! Trata-se de um excelente trabalho de maquiagem.
No dia seguinte ao da publicação do vídeo no perfil do Twitter @FavelaCaiunoFC, o usuário Bernardo Fachel (e, depois, confirmado por outros usuários) explicou que a gravação foi feita nos bastidores de uma simulação realística do Curso CEGELC da Polícia Civil do Rio de Janeiro.
O rapaz “machucado” é um dos atores da empresa “O Júri e a Perícia” e se chama Lucas Lopes. A talentosa maquiadora se chama Patricia Lima e a empresa é dirigida pelo professor e médico legista Alfredo Maio.
Pra quem não conhece, no YouTube há inúmeros tutoriais de maquiagem artística simulando ferimentos de tiro.
O evento ao qual Bernardo Fachel se referiu ocorreu no dia 15 de dezembro de 2019 e foi registrado por vários usuários do Facebook, como a atriz Maria Fernanda e a agência WOTA.
Conclusão
O vídeo mostrando um jovem vivo mesmo após ter levado um tiro é apenas uma parte dos bastidores de um treinamento realizado no Rio de Janeiro. O rapaz passou por uma maquiagem que o fez ficar parecido com um ferido de tiro!