Foto mostra um coala velando um outro coala morto pelos incêndios na Austrália?
Ao longo das últimas semanas publicamos diversos artigos (1 | 2 | 3 | 4) mostrando a realidade por trás de algumas fotos e vídeos supostamente relacionados aos incêndios florestais na Austrália. Na absoluta maioria dos casos, tais fotos e vídeos foram tirados de seus contextos originais.
Dessa vez, uma foto mostrando um coala supostamente velando um outro coala morto pelos incêndios florestais viralizou na imprensa internacional! Bem, pelo menos foi isso que os sites portugueses de notícias “Correio da Manhã” e “Informa+” divulgaram no dia 16 de janeiro de 2020!
Entretanto, será que essa foto realmente mostra um coala velando outro? Um dos coalas estava entristecido e prestando solidariedade ao “amigo” morto? Descubra agora, aqui, no E-Farsas!
Verdadeiro ou Falso?
Fora de Contexto! Embora a foto seja verdadeira, não estamos diante de um coala velando outro. De fato, o coala da esquerda estava morto, mas o da direita estava “apenas” exausto. Não havia nenhum ato de solidariedade ou interação entre ambos. Portanto, é incorreto e totalmente sensacionalista divulgar essa foto como se representasse um eventual luto.
A Informação Divulgada por Kelly Donithan da Humane Society International
De acordo com o site “ABC Australia” essa cena foi registrada no dia 15 de janeiro de 2020 pela Humane Society International (HSI) — uma das maiores ONGs de proteção animal do mundo — que tem vasculhado o Parque Nacional Flinders Chase, na chamada Ilha dos Cangurus, ao sul da Austrália. E, segundo Kelly Donithan, chefe de Operações de Respostas a Desastres da referida organização, essa cena não é incomum de ser vista em meio a vegetação carbonizada.
Sem dúvida alguma, a imagem do coala próximo do corpo de outro coala, em meio a água, é muito comovente, mas na verdade, os coalas que sobreviveram têm pouca ou nenhuma reserva de energia sobrando, e os membros da HSI costumam encontrá-los sentados no chão, em estado de completa exaustão — muitas vezes próximos de outros animais mortos.
Além disso, uma legenda atribuída a essa cena, pela “ABC Austrália”, indica que o coala sobrevivente estaria lutando para beber água.
Nesse caso, estávamos diante de uma fêmea que foi resgatada e levada para uma reabilitação de emergência no Parque da Vida Selvagem da Ilha dos Cangurus. Felizmente, ela vem se recuperando, mas não é possível dizer isso de inúmeros animais.
Enfim, independentemente do contexto da foto, a situação é muito triste, grave e desoladora.
Coalas São Animais Solitários
Cabe destacar também que coalas são animais solitários. Ao contrário dos cangurus, por exemplos, eles não vivem em bandos. Apesar da visão mais emotiva de algumas pessoas ao imaginar que um coala estava velando seu “amigo”, tal ocorrência na natureza seria, no mínimo, muito improvável.
O Número de Coalas Mortos na Ilha dos Cangurus Ainda é Incerto
Antes da recente onda de incêndios, estimava-se a existência de cerca de 60.000 coalas na Ilha dos Cangurus. Com a recente onda da incêndios, cerca de 210.000 hectares de florestas — quase metade da ilha, foram queimados. Um veterinário chamado Garnett Hall, diretor do Hospital Veterinário West Coast, estimou que cerca de 30.000 coalas teriam morrido, somente nessa ilha e nessa recente onda de incêndios.
No entanto, é bom deixar bem claro, que até o fechamento deste artigo não havia nenhum dado oficial nesse sentido. Oficialmente, o governo do Estado da Austrália do Sul disse apenas que, mais de 32 mil cabeças de gado, a maioria ovelhas, foram mortas pelas chamas.
Conclusão
Fora de Contexto! Conforme dissemos anteriormente, embora a foto seja verdadeira, não estamos diante de um coala velando outro. De fato, o coala da esquerda estava morto, mas o da direita estava “apenas” exausto. Não havia nenhum ato de solidariedade ou interação entre ambos. Portanto, é incorreto e totalmente sensacionalista divulgar essa foto como se representasse um eventual luto.