Um livro do personagem Astérix previu o coronavírus em 1981?
Trecho de uma história em quadrinhos de 1981 onde o personagem Astérix participa de uma corrida contra um personagem chamado Coronavírus! Será verdade?
A imagem surgiu nas redes sociais na segunda quinzena de fevereiro de 2020 e mostra um suposto trecho de uma história lançada em 1981 do personagem gaulês Astérix, onde ele participa de uma corrida de bigas com um personagem chamado Coronavírus!
O texto compartilhado juntamente com a imagem afirma que o autor do quadrinho teria previsto a doença em 1981, visto que o personagem Coronavírus usa até máscara.
Será que isso é verdade mesmo?
Verdade ou mentira?
As imagens são reais, mas o livro não é de 1981!
Em outubro de 2017, a 37ª edição das aventuras de Asterix – de Jean-Yves Ferri e Didier Conrad – chamada “Astérix et la Transitalique”, foi finalmente publicada.
Nessa história, Astérix e Obelix vão à Itália para uma corrida de carruagem dos Alpes ao Vesúvio. O vilão dessa história é o motorista mascarado Coronavirus que é auxiliado pelo fiel Bacillus e faz de tudo para vencer a corrida.
Os autores previram o coronavírus?
Para quem acredita que certas produções artísticas tem o poder de prever o futuro, aí vai mais um balde de água fria: Assim como os Simpsons não previram nada, não houve nenhuma previsão aqui!
Acontece que o coronavírus não é uma doença nova. De acordo com o Ministério da Saúde, o COVID-19 (versão do coronavírus que teve os primeiros casos registrados na China no final de 2019) faz parte de uma família de vírus conhecida desde a década de 1960. Em 2012, uma epidemia de uma versão desse vírus fez com que o nome coronavírus ficasse conhecido novamente. O que provavelmente deve ter inspirado os autores dessa história do Astérix de 2017.
As imagens de trechos da história só começaram a ser compartilhadas em fevereiro de 2020, quando a Itália passou a divulgar pacientes com a doença no país!
Conclusão
As imagens mostrando um vilão chamado Coronavírus em uma história do Astérix é real, mas a edição foi publicada em 2017 e não houve nenhuma premonição nisso!