Connect with us

E-farsas

Será verdade que um trem de carga foi flagrado com COVID-19 em um de seus tanques?

Conspirações

Será verdade que um trem de carga foi flagrado com COVID-19 em um de seus tanques?

Será verdade que um trem de carga foi flagrado com COVID-19 em um de seus tanques?

Foto mostra flagrante de um vagão tanque transportando o novo coronavírus pelas estradas de ferro e denuncia uma conspiração envolvendo a doença! Será verdade?

A imagem começou a se espalhar no Facebook na segunda quinzena de março de 2020 e, depois, começou a ser replicada também através de grupos do WhatsApp. Nela podemos ver um vagão tanque com a inscrição “COVID-19” na sua lateral e o texto que a acompanha sugere que o novo coronavírus seria um componente químico criado em laboratório e espalhado através da rede ferroviária!

Será que isso é verdade mesmo?

Imagem flagra o transporte do coronavírus em um trem de carga! Será verdade? (foto: Reprodução/WhatsApp)

Verdade ou mentira?     

Desde a descoberta do COVID-19, no final de 2019 – na China – várias teorias conspiratórias surgiram nas redes sociais afirmando que o governo chinês teria criado o vírus em laboratório com o objetivo de retrair a economia mundial e, com isso, favorecer os interesses da China.

Já desmentimos aqui no E-farsas algumas dessas teorias, como a que afirmava que todas as empresas que estavam estudando o novo coronavírus na China possuíam um logotipo semelhante ao da empresa fictícia Umbrella Corporation.   

Agora, o que nos chegou foi essa foto que mostra um vagão de um trem supostamente transportando milhares de litros (ou de quilos) do vírus, o que deixou muita gente preocupada. 

Uma das versões que circularam no Facebook!

Em primeiro lugar, vamos pensar o seguinte: Se você fosse o líder de uma conspiração cujo o objetivo fosse o de criar uma arma biológica em segredo do resto do mundo, você escreveria o nome da sua arma no vagão do trem que a estaria transportando?

Mais sábio seria transportar o vírus em um vagão de arroz ou de outro produto para não levantar suspeitas, né?

Além disso, COVID-19 é o nome da doença causada pelo vírus pelo coronavírus e não ao vírus que a causa. O “correto” (se isso fosse verdade) seria o vagão estar transportando o SARS-CoV-2.

Em algumas versões do texto que acompanha essa imagem é afirmado que o trem teria sido flagrado em algum local da Bulgária ou da Hungria. No entanto, é bem provável que o trem estava viajando por alguma estrada de ferro nos Estados Unidos. 

Em outra imagem que se espalhou nas redes sociais, podemos ver que o vagão tanque usado para transportar mercadorias perigosas possui o código de identificação “GATX 206630“. De acordo com o guia para vagões tanque (na página 21) da Association of American Railways (AAR – grupo comercial da indústria que representa as principais ferrovias de carga da América do Norte), é explicado o que cada uma das linhas marcadas em cada vagão significa: 

  • O código maior (com três ou quatro letras seguidas de 6 números) identifica o proprietário (a empresa GATX, no caso) e o número daquele vagão. 
  • Na linha seguinte é identificado o limite de carga do vagão;
  • Na terceira linha podemos ler outras informações, como o tipo e algumas características do tanque (data de fabricação, espessura das paredes etc…)

Inscrição na lateral esquerda do vagão (circulada em verde)

Portanto, a inscrição “COVID-19” (com 5 letras acompanhadas de apenas dois dígitos) não faz parte do padrão da AAR.

No dia 23 de março de 2020, a agência AFP entrou em contato com empresa GATX, que explicou que a imagem foi manipulada digitalmente e que essa história do transporte do vírus é falsa!

Origens

A publicação mais antiga que encontramos sobre essa foto foi feita no fórum Reddit no dia 14 de março de 2020. A partir daí, outros sites começaram a espalhar o assunto.

Conclusão

A foto mostrando um trem transportando do coronavírus é falsa!

Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas e, em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar é o autor do livro "Caçador de Mentiras" pela Editora Matrix e da aventura de ficção infantojuvenil "Marvin e a Impressora Mágica"!

Comentários

Mais Checagens em Conspirações

Ajude a Manter o E-farsas

Lançamento

Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Voltando a Circular

To Top