Fernanda Torres disse que não se importa com cadáveres se o vírus abreviar o governo?
É verdade que a atriz Fernanda Torres disse que não se importa com cadáveres de vítimas do coronavírus se ele cumprir a missão de abreviar o governo?
A informação começou a se espalhar através das redes sociais e em diversos grupos do WhatsApp na primeira semana de abril de 2020 e atribui à atriz Fernanda Torres uma frase polêmica: De acordo com a publicação, Torres teria dito que não se importa com as vítimas fatais do coronavírus, se com isso o mandato do presidente Jair Bolsonaro seja abreviado!
Será que ela disse isso mesmo?
Verdade ou mentira?
Procuramos nos canais oficiais da atriz: Sua página no Facebook, em seu perfil do Twitter e na sua conta no Instagram e não encontramos nenhuma declaração nem próxima do que espalharam a seu respeito. Igualmente, não encontramos essas declarações em nenhuma entrevista recente concedida pela Fernanda.
As primeiras menções textuais semelhantes ao que se espalhou em nome de Fernanda Torres surgiram em alguns sites no final de março de 2020 e todos eles se apoiam em um artigo de opinião escrito pela atriz naquele mês, no site da Folha de São Paulo.
Perceba que em momento algum em seu texto chamado “Ninguém sairá o mesmo desta quarentena” Torres faz qualquer menção a não se importar com cadáveres, desde que o vírus “cumpra a sua missão [de acabar com o mandato do presidente]”.
Em certo ponto de seu artigo, Fernanda diz:
“Torço para que o centro ressurja dessa emergência. E que o coronavírus, a exemplo da peste negra na Europa do século 14, venha abreviar o obscurantismo medieval travestido de liberal em que nos metemos.”
A atriz cita o livro A Distant Mirror, de 1978, que narra – dentre outros fatos históricos – as milhões de mortes causadas pela Peste Negra no século XIV e compara o cenário atual com o daquela época.
No dia 05 de abril de 2020, Fernanda Torres escreveu um novo artigo na Folha, onde ela reafirma que “o horror [causado por essa epidemia] ajude a fortalecer o valor da Ciência, da Imprensa, da Razão, da boa política e da compaixão”
Sugiro dedicar alguns minutos deste domingo de quarentena pra ler esse artigo da Fernanda Torres na @folha
“Continuo na esperança de que esse horror una o planeta, fortaleça o valor da ciência, da imprensa, da razão, da boa política e da compaixão” pic.twitter.com/eAWUikqSvF
— Leonardo 🚩🚴🏻🐶🌵🥁🌻 (@lpscomunica) April 5, 2020
Conclusão
Não encontramos nenhuma prova de que a atriz Fernanda Torres tenha afirmado que não se importa com os mortos pelo novo coronavírus, desde que isso ajude a abreviar o mandato de Jair Bolsonaro na Presidência!