Construções
Como um jovem conseguiu construir a Cachoeira de Escher?
Em vídeo que já teve mais de 5 milhões de visualizações, um jovem inventor faz o que parece impossível: recria em sua sala a cachoeira de Escher. Mas será que o vídeo é real?
Conhecemos o filminho há pouco tempo. Um rapaz coloca um pouco de água colorida numa extremidade de uma pequena canaleta e para o espanto de todos, a água começa a subir desafiando completamente as leis da gravidade.
Espanto maior é ver que a água, depois de dar uma volta completa em todo o circuito, acaba caindo novamente e o ciclo se repete! Sem parar!
Antes revelarmos o segredo, assista ao vídeo abaixo:
[iframe: width=”590″ height=”330″ src=”http://www.youtube.com/embed/0v2xnl6LwJE” frameborder=”0″ allowfullscreen]
Na época, postamos no Twitter o link e perguntamos aos nossos seguidores se alguém poderia nos ajudar a identificar como a tal cachoeira havia sido construída. Muitas foram as sugestões: Computação gráfica, montagem, ilusão de ótica… Mas nenhuma das suposições foi muito convincente.
A saída foi pesquisar um pouco na web para descobrir como foi possível recriar a cachoeira de Escher.
Famosa litografia
A Cachoeira de Escher é uma litografia bastante famosa e foi criada em 1961 pelo artista gráfico holandês Maurits Cornelis Escher. M. C. Esher era obstinado por figuras geométricas que se entrelaçavam e por gravuras que brincavam com a gravidade, ilusão de ótica e perspectiva.
A imagem idealizada por Escher mostra uma pequena cidade com um aqueduto e uma roda d’água. Este desenho, de acordo com a Wikipédia, “aparentemente viola o Princípio da Conservação da Energia Total de física devido ao fato de que a água ganha energia cinética, mas não perde toda a energia gravitacional”. Ou seja, na vida real isso não é possível!
Então, voltando ao rapaz do vídeo, como ele conseguiu tal façanha? Teria ele conseguido criar a máquina do moto perpétuo?
Nada disso! O vídeo é falso!
A resposta para a proeza do jovem foi encontrada em seu próprio canal no Youtube. MCWolles, como é apelidado no site de vídeos, postou 3 meses depois o making off das filmagens da sua cachoeira de Escher.
No primeiro dos filmes, MCWolles mostra como é a sua versão da cahoeira na verdade:
[iframe: width=”590″ height=”330″ src=”http://www.youtube.com/embed/jpcIIa2hKRo” frameborder=”0″ allowfullscreen]
Na segunda parte é explicado como a água “sobe” aos níveis superiores:
[iframe: width=”590″ height=”330″ src=”http://www.youtube.com/embed/4VgbkCl452Y” frameborder=”0″ allowfullscreen]
Já, o terceiro vídeo mostra como a água sobe ao terceiro nível e cai de volta ao “térreo”, fazendo a roda girar:
[iframe: width=”590″ height=”330″ src=”http://www.youtube.com/embed/QmelWTTmW6Q” frameborder=”0″ allowfullscreen]
Tudo foi feito manualmente e em três partes! Depois, o artista juntou os três filmes, criando a ilusão de que a cachoeira realmente funciona!
No filme abaixo, dá para entender melhor como tudo se encaixou perfeitamente:
[iframe: width=”590″ height=”330″ src=”http://www.youtube.com/embed/Lwm-yGCjOjU” frameborder=”0″ allowfullscreen]
Conclusão
Não houve computação gráfica para a realização do vídeo! No entanto, o computador teve papel importante na hora de juntar todos os vídeos e criar a ilusão da cachoeira sem fim!