Connect with us

E-farsas

A quinina da água tônica ajuda no combate ao coronavírus?

Conspirações

A quinina da água tônica ajuda no combate ao coronavírus?

A quinina da água tônica ajuda no combate ao coronavírus?

É verdade que o componente quinino, presente na água tônica, é eficaz no combate ao coronavírus?

O vídeo tem apenas 19 segundos de duração, começou a ser compartilhado nas redes sociais na segunda semana de abril de 2020 e mostra uma moça sendo chamada pelo nome de Victória mostrando o que parece ser uma grande descoberta científica: Aparentemente, um dos componentes da água tônica – o quinino ou a quinina – seria eficaz no combate ao coronavírus!

A substância, segundo o que é afirmado no vídeo, seria a mesma da cloroquina, remédio em testes com pacientes com a COVID-19.

Será que a água tônica cura o coronavírus e a grande mídia está escondendo isso de você?

Verdade ou mentira?

Em primeiro lugar, não há nenhuma contraindicação no consumo de água tônica (exceto àqueles que tem alguma alergia a algum dos ingredientes do produto). De acordo com o site da fabricante da água tônica mostrada no vídeo, o produto contém água gaseificada, açúcar, quinino, aromatizante, ácido cítrico e ácido tartárico, além dos conservantes benzoato de sódio e sorbato de potássio.

Dito isso, vamos à questão principal dessa nossa checagem: O quinino (ou a quinina) contida na água tônica não tem nada a ver com a cloroquina (apesar da cloroquina ser derivada da quinina). 

Explicando melhor: A cloroquina foi desenvolvida a partir da quinina, mas não se trata da mesma molécula. Abaixo, podemos ver as diferenças entre o quinino e a cloroquina:

Apenas por curiosidade, convém lembrar que a cloroquina, além de ser diferente da quinina, também é diferente da hidroxicloroquina (apesar de vários “especialistas” chamarem uma substância pelo nome da outra e vice-versa):

Também é preciso deixar claro aqui que ainda não há estudos que comprovem que a cloroquina ou a hidroxicloroquina seja eficaz no combate ao coronavírus. Nesse artigo do Estadão foi apurado que existem 65 estudos a respeito do uso desses medicamentos em pacientes com a COVID-19, mas destes apenas 3 foram concluídos e os resultados não foram muito promissores.

Portanto, quem afirma que a cloroquina cura doentes do coronavírus está (pelo menos por enquanto) falando algo que não sabe!

Em relação ao quinino (ou quinina), a situação ainda fica mais longe da verdade, pois mesmo que o componente tivesse alguma ação contra o coronavírus (o que, definitivamente, não tem), seria necessário se consumir centenas de latinhas de água tônica por dia.

Como explicado nesse artigo de 2010, um litro de água tônica continha 85 mg (no máximo, pois algumas marcas possuíam menor quantidade dessa substância em sua composição) de quinina, mas atualmente – o que inicialmente foi adicionado no refrigerante como um composto que poderia trazer benéficos contra a malária – é usado apenas 50 miligramas por litro para dar um gostinho amargo para a bebida.

Já no quinino usado no remédio contra a malária, a posologia é de 1,5 grama em média por dia. Ou seja, se o quinino do refrigerante fosse o mesmo do remédio (o que não é e já explicaremos a diferença no próximo parágrafo), o paciente com malária teria que beber cerca de 30 litros de água tônica por dia!

A quantidade máxima permitida de quinino na água tônica é fixada (entre 3 e 8 mg por 100g do produto) em lei pelo decreto nº 6871/2019.

Outro detalhe que precisamos explicar aqui é que o quinino do remédio é apresentado como sulfato ou cloridrato, enquanto na tônica o quinino é um hidrocloreto.

Pra quem faltou nas aulas de química (ou não se lembra mais do tema), convém assistir a essa apresentação feita pelo professor Tiago Tamanini:

Para que não restem dúvidas, encontramos estudos – como esse de 1997 – sobre a avaliação clínica do quinino no tratamento da malária onde os autores, já naquela época, explicavam que o uso do componente já havia sido substituído pela cloroquina.   

Atualização – 19/04/2020

No dia 16 de abril de 2020, a moça que aparece no vídeo gravou outra mensagem, onde pede desculpas pelo mal-entendido e explica que tudo não passou de uma brincadeira, de uma ironia:

Direito de Resposta – Água Tônica

Você viu meu vídeo sobre a água tônica?Segue minha resposta àqueles que tentam me calar. Mais detalhes no link https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=150444726450009&id=103250331169449

Posted by Victória Peixoto on Thursday, April 16, 2020

Conclusão

O quinino encontrado na composição da água tônica não tem nenhum efeito no combate ao coronavírus!   

obs.: esse artigo foi alterado no dia 16/04/2020 para corrigir a informação sobre a quantidade de litros que uma pessoa supostamente deveria tomar para consumir a quantidade de quinino. No texto original, a quantidade era de 300 litros e na versão corrigida passou a ser “apenas” 30 litros!

O artigo foi atualizado novamente no dia 19/0/2020 para incluir um vídeo com o direito de resposta da moça!

Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas e, em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar é o autor do livro "Caçador de Mentiras" pela Editora Matrix e da aventura de ficção infantojuvenil "Marvin e a Impressora Mágica"!

Comentários

Mais Checagens em Conspirações

Ajude a Manter o E-farsas

Lançamento

Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Voltando a Circular

To Top