Exame positivo para COVID-19 codificado como “Brilhante Ustra” pertence a Jair Bolsonaro?
Nos últimos dias começou a circular nas redes sociais a imagem de um exame, que teria atestado positivo para COVID-19, e que segundo alguns usuários (1 | 2 | 3) pertenceria ou poderia pertencer ao presidente Jair Bolsonaro.
Embora a imagem divulgada seja de péssima qualidade e careça de detalhamento, tais usuários alertaram para a presença de uma espécie de codinome: “Brilhante Ustra”. Segundo esses usuários, isso seria o codinome utilizado por Jair Bolsonaro como uma espécie de “disfarce”.
A imagem do exame foi divulgada, inclusive, pelo “Blog do Esmael”- um conhecido blog de cunho político -, ao reproduzir um tuíte que fazia essa correlação (2).
No entanto, será que esse exame é mesmo verdadeiro? Confira agora, aqui, no E-Farsas!
Verdadeiro ou Falso?
Falso! A imagem do exame foi manipulada digitalmente! A imagem original foi publicada num artigo do site “Poder 360”, no dia 5 de abril de 2020, e se refere ao exame de um repórter do site chamado Mateus Maia! No artigo, o repórter conta sua saga e as dificuldades de realizar o teste para COVID-19 naquela época.
No comparativo abaixo fica claro, que se trata da mesma imagem:
Quem Originalmente Divulgou a Imagem Manipulada Digitalmente?
Tudo indica que o falso exame foi originalmente divulgado por um perfil falso no Twitter chamado “O Antagnista”, aparentemente de “caráter satítico”, cujo nome não é tão aleatório assim. É possível notar que a adoção do nome muito provavelmente visava buscar uma similaridade em relação ao perfil oficial do “O Antagonista” – site amplamente conhecido por suas notícias políticas.
Enfim, o tuíte do perfil falso, que foi disseminado no dia 27 de abril de 2020, obteve mais de 1.400 compartilhamentos e 5.900 likes (arquivo)! No entanto, tanto o tuíte quanto o perfil, não existem mais.
De qualquer forma, no entanto, a imagem denotava fortes indícios de manipulação digital. Para isso bastava notar o posicionamento incorreto no nome (codinome) do paciente e a diferença grotesca da fonte utilizada no resultado do exame! Contudo, aparentemente, isso foi ignorado por quem compartilhou.
Conclusão
Falso! A imagem divulgada do exame foi manipulada digitalmente! A imagem original foi publicada num artigo do site “Poder 360”, no dia 5 de abril de 2020, e se refere ao exame de um repórter do site chamado Mateus Maia!