Foto prova que Adélio Bispo vai morrer de COVID-19! Será verdade?
Imagem que circula em grupos do WhatsApp mostra Adélio Bispo sendo atendido por paramédicos e texto afirma que ele vai morrer de COVID-19 como queima de arquivo! Será?
A publicação surgiu no final de abril de 2020 e mostra um homem deitado, sendo atendido por dois paramédicos em uma ambulância. De acordo com o texto que acompanha a foto, Adélio Bispo dos Santos, acusado do atentado contra o então candidato à Presidência Jair Bolsonaro, irá morrer com o coronavírus!
A denúncia feita pela publicação é a de que “o preso sabe demais” e que a sua morte seria forjada (como se fosse por causa do coronavírus) para acabar com a única testemunha de quem mandou matar Jair Bolsonaro.
No Twitter, a denúncia se espalhou juntamente com a hashtag #FechadoComBolsonaro e afirma também que ninguém nunca viu um corpo de quem morreu com esse vírus!
Será que isso é verdade ou mentira?
Verdade ou mentira?
No dia 06 de setembro de 2018, o então deputado federal e candidato à Presidência Jair Bolsonaro levou uma facada durante um comício que promovia a sua candidatura. O crime ocorreu na cidade de Juiz de Fora (MG) e a Polícia Federal concluiu, após investigações, que quem cometeu o atentado foi o Adélio Bispo de Oliveira e que ele agiu sozinho.
Adélio foi preso e, em junho de 2019, sua pena foi convertida em uma internação por tempo indeterminado na penitenciária federal de Campo Grande no Mato Grosso do Sul.
A preocupação sobre quem seria o mandante do atentado contra Jair Bolsonaro parece ter sumido com o passar do tempo, visto que nem a defesa do presidente e nem o Ministério Público recorreram contra a sentença que absolveu o agressor dentro do prazo legal. Como ninguém recorreu, a sentença transitou em julgado em julho de 2019.
No final de abril de 2020, a Polícia Federal divulgou um novo relatório, resultado de uma segunda investigação a respeito do caso, concluindo novamente que Adélio agiu sozinho e que não houve participação de terceiros. A PF ouviu 192 testemunhas e suspeitos, além de 23 laudos periciais extraídos de celulares e outros equipamentos eletrônicos dos investigados e descartou qualquer envolvimento de terceiros ou de mandantes no crime.
Mesmo assim, muita gente ainda acredita que Adélio Bispo não agiu sozinho e, vira e mexe, alguma “notícia” começa a ser compartilhada nas redes sociais a respeito disso.
A bola da vez é a de que irão matar o Adélio (para que ele não fale tudo o que sabe) e colocar a “culpa” da morte no coronavírus. Dessa forma, a “queima de arquivo” seria ocultada pela doença e ninguém iria questionar.
No Twitter, a montagem com a foto do Adélio ao lado de uma segunda foto mostrando um homem deitado em uma maca e sendo atendido por dois paramédicos, se espalhou com a hashtag #FechadoComBolsonaro, e afirma também que ninguém nunca viu um corpo de quem morreu com esse vírus:
Alguns influenciadores também ajudaram a espalhar o assunto, como esse professor, que apagou sua publicação pouco tempo depois, após descobrir que tratava-se de uma notícia falsa (a imagem abaixo é do cache do Google):
Acontece que não há nenhum prova de que o Adélio esteja doente ou de que ele está “prestes a ser morto”! Não encontramos nenhuma publicação a respeito (a não ser publicações feitas em grupos do WhatsApp, o que não é confiável).
A única “prova” seria a foto do criminoso deitado em uma maca em uma ambulância, mas acontece que a foto nada tem a ver com o Adélio!
Uma busca reversa sobre essa imagem – que seria a única prova dessa teoria absurda – nos leva a uma publicação feita na página do SAMU de Teresina (PI), em maio de 2019:
O SAMU atendeu 1.454 pessoas vítimas de acidentes de trânsito nas zonas urbana e rural de Teresina, o que representa a…
Posted by SAMU Teresina on Tuesday, May 28, 2019
Conclusão
Não há provas de que o agressor do Bolsonaro, Adélio Bispo, esteja pra morrer com o coronavírus e que a morte seja queima de arquivo! A única prova usada na “denúncia” é uma foto de maio de 2019 roubada da página do SAMU de Teresina!