Será verdade que o “boneco do coronavírus” vem sendo fabricado pela China?
Enquanto elaborávamos nosso artigo sobre aquela aglomeração de pessoas usando máscaras numa piscina, flagramos outro conteúdo suspeito disseminado pela página “ConheCIÊNCIA”, no Facebook.
Trata-se de uma publicação realizada na manhã deste domingo (7), onde a página divulgou uma foto daquilo que seria um brinquedo, uma espécie de “boneco do coronavírus”, que teria sido fabricado na China! Na “embalagem” do boneco aparecia, inclusive, uma inscrição dizendo “Made in China“ (1,2).
Em apenas 4 horas a publicação, que não conta apenas com uma legenda dizendo “#daniolliva“, já obteve mais de 700 compartilhamentos.
Alguns usuários, no entanto, ficaram em dúvida se o boneco era realmente verdadeiro ou falso! Já outros vêm compartilhando a foto acreditando se tratar de um boneco de verdade!
Assim sendo, confira abaixo a realidade por trás dessa imagem!
Verdadeiro ou Falso?
Falso! A imagem é tão somente uma arte criada por um designer gráfico egípcio chamado Bader Salah! É possível conferir essa e tantas outras imagens de sua autoria, relacionadas a COVID-19, em sua conta no site Behance — uma plataforma de mídia social de propriedade da Adobe que tem como objetivo “mostrar e descobrir trabalhos criativos“.
Diga-se de passagem, a imagem referente ao “boneco do coronavírus” foi publicada pelo artista no dia 15 de maio de 2020, ou seja, cerca de 21 dias atrás!
Pelúcias e um Chaveiro da COVID-19 em Pré-Venda!
Embora o “boneco do coronavírus” não seja verdadeiro, isso não quer dizer que ninguém teve a ideia de lançar algo do gênero. Isso porque um site norte-americano chamado “GIANTS Microbes” vem comercializando, atualmente em condição de pré-venda, pelúcias de diversos tamanhos e um chaveiro da COVID-19!
Segundo o site, eles doarão 5% do valor da compra de cada pessoa a uma dessas instituições de caridade que apoiam profissionais de saúde, além daquelas que atendem famílias e crianças em estado de vulnerabilidade.
Conclusão
Falso! A imagem relacionada ao “boneco do coronavírus” é tão somente uma arte criada por um designer gráfico egípcio chamado Bader Salah!
É interessante destacar que a imagem foi dissemina pela página “ConheCIÊNCIA” sem nenhuma legenda e sem nenhum esclarecimento. Isso fez, portanto, com que os seguidores da página rapidamente associassem a foto a um brinquedo de verdade.