Bandeira antifascista no prédio do Partido Comunista Alemão é verdadeira ou falsa?
Circula nas redes sociais, principalmente no Twitter (arquivo), uma foto que mostraria a bandeira antifascista na fachada da sede do antigo Partido Comunista Alemão (“Kommunistische Partei Deutschlands” ou “KPD” em alemão)!
Trata-se de uma foto em preto e branco, que retrata o antigo prédio (Casa Karl Liebknecht) que abrigava esse partido, que por sua vez foi dissolvido em 1956.
Atualmente, o prédio, que passou por inúmeras reformas, mas que continua se chamando Casa Karl Liebknecht, abriga a sede do Partido de Esquerda (“Die Linke“, em alemão).
Interessante destacar nesse ponto, que na Alemanha Oriental o KPD foi fundido, por decreto soviético, com remanescentes do Partido Social Democrata (SPD) para formar o Partido Socialista Unificado (SED), que governou a Alemanha Oriental de 1949 até 1989-1990. Essa fusão forçada foi contestada por muitos social-democratas, que acabaram fugiram para as zonas ocidentais. Mais para frente vocês vão entender o porquê eles não curtiram muito essa ideia.
Após a queda do Muro de Berlim, os reformistas assumiram o comando do SED e o renomearam para Partido do Socialismo Democrático (PDS). Em 2007, o PDS posteriormente se fundiu com um outro partido chamado “WASG” para finalmente formar o que conhecemos atualmente como “Partido de Esquerda” (o tal “Die Linke“).
Voltando ao Objeto de Nossa Análise!
Enfim, voltando ao objeto de nossa análise, muitos usuários rapidamente alegaram que a foto se tratava de uma montagem!
Entretanto, será que estamos realmente diante de uma montagem ou será que a foto é autêntica? Descubra agora, aqui, no E-Farsas!
Verdadeiro ou Falso?
A foto é verdadeira, ou seja, não estamos diante de uma montagem! Ela foi tirada pelo fotógrafo alemão Carl Weinrother, em 1932! Além disso, a fotografia consta no Bundesarchiv (Arquivo Federal Alemão) com a seguinte legenda:
“Propaganda eleitoral na Casa Karl Liebknecht para a eleição do Reichstag (Parlamento) em 1932“
Calma aí, o artigo não acaba aqui! É interessante destacar o que aparece escrito ao redor dessa bandeira: “Antifaschistische Aktion“.
Antifaschistische Aktion
Antes de mais nada, o verdadeiro significado do termo “antifa” é algo complexo na Alemanha desde que o finado Partido Comunista da Alemanha (KPD) adotou o termo e o símbolo composto pelas duas bandeiras para a campanha eleitoral de 1932. Eles bagunçaram a história toda, e usaram o termo ao bel prazer deles, meio que surfando na onda do antifascismo ao criar uma espécie de guerra de narrativas, onde só eles queriam ter a razão (daqui a pouco chegaremos nesse ponto).
Assim sendo, por definição, podemos dizer que o “Antifaschistische Aktion” foi um movimento militante antifascista da então República de Weimar, que foi iniciada por membros do KPD. E, oficialmente, esse movimento durou apenas dois anos (entre 1932 e 1933). Depois disso veio o Hitler e sabemos que ele não curtia muito esse negócio de oposição.
Ah, só para ninguém ficar perdido, a República de Weimar é a designação histórica pela qual ficou conhecida a república estabelecida na Alemanha após a Primeira Guerra Mundial, em 1919, e que durou até o início de 1933.
Todo Mundo era Fascista para o KPD
O KPD via o fascismo, primordialmente, como o “estágio final do Capitalismo”, não como um movimento ou grupo específico. Portanto, o KPD aplicava o termo a todos os outros partidos, que não pensavam como ele. Sim, todo mundo que não concordava com o KPD era fascista ¯ \ _ (ツ) _ / ¯ .
Assim sendo, o KPD atirava para todo lado e comumente atacava o Partido Social Democrata da Alemanha (SPD), de centro-esquerda, a quem eles se referiam como fascistas sociais e consideravam o “principal pilar da ditadura do Capital”. Tava na cara que isso não ia dar certo!
Para vocês terem uma ideia, eis a irônica descrição que o KPD dava ao “Antifaschistische Aktion” :
“Uma frente vermelha unida sob a liderança do único partido antifascista, o KPD“.
Até hoje, no entanto, não se sabe quantas pessoas faziam parte do movimento, visto que não havia carteirinha de filiação ou algo do tipo.
A Inspiração Pós-Guerra
Na era pós-guerra, o movimento “Antifaschistische Aktion” inspirou inúmeros movimentos, grupos e indivíduos diferentes na Alemanha e em outros países, que amplamente adotaram variantes de sua estética e algumas de suas táticas. Contudo, segundo a cientista política alemã Antonia Grunenberg, os grupos modernos autointitulados “Antifa” não teriam uma conexão organizacional direta com o “Antifaschistische Aktion” original.
Para vocês terem uma ideia da extensão da divisão atual, os grupos antifa não conseguem nem mesmo concordar com a formato do símbolo utilizado por eles. Alguns, por exemplo, preferem deixar a bandeira maior na cor preta, com uma bandeira vermelha menor abaixo, dentro de um círculo com a borda preta. Definitivamente, o consenso não é o ponto mais forte do movimento.
Um Detalhe Peculiar que Pode Passar Despercebido!
Sabe aquele símbolo utilizado pelo “Antifaschistische Aktion“? Então, o símbolo original do movimento criado pelo KPD eram duas bandeiras vermelhas (socialistas), soprando para a direita, com os mastros inclinados para a esquerda. A maioria agora mostra as bandeiras soprando para a esquerda. E, provavelmente, a versão mais comum agora possui a bandeira inferior na cor preta, não vermelha, como uma espécie de aceno para o elemento anarquista do movimento, e também para o lado socialista.
Uma vez que estamos diante de fotos em preto e branco esse detalhe pode passar despercebido!
Com a Palavra, a Bundesverfassungsschutz
Segundo um artigo recentemente publicado no site da “Deutsche Welle”, a agência de inteligência interna da Alemanha, a Bundesverfassungsschutz, descreve o movimento antifa como o “principal campo de agitação” para grupos esquerdistas autônomos.
A agência também observa que alguns adeptos também apoiam “ações militantes voltadas, principalmente, para oponentes políticos, especialmente ‘nazistas’ reais ou supostos. Isso geralmente pode resultar em danos consideráveis à propriedade, mas também, às vezes, a indivíduos “.
Conclusão
A foto é verdadeira, ou seja, não estamos diante de uma montagem! Ela foi tirada pelo fotógrafo alemão Carl Weinrother, em 1932! De qualquer forma, recomendamos fortemente a leitura deste artigo para que vocês possam ter ao menos uma ideia de como o movimento chamado “Antifaschistische Aktion“ nasceu e para qual finalidade ele foi criado!