Mosaico mostra todos os profissionais de saúde que morreram pela COVID-19 no Brasil?
Nos últimos dias vem circulando um mosaico muito impactante nas redes sociais. Nele é possível ver inúmeras fotos de profissionais de saúde, entre eles médicos e enfermeiros, que teriam morrido pela COVID-19. Esse mosaico vem sendo divulgado por diversas páginas nas redes sociais (1, 2), assim como por figuras políticas (1, 2).
Há aqueles que divulgam o mosaico de forma genérica, sem apresentar quaisquer fontes ou contexto, alegando que são mostrados centenas de profissionais de saúde.
Entretanto, será que o mosaico realmente representa todos os profissionais de saúde que morreram por COVID-19 no Brasil? Descubra agora, aqui, no E-Farsas!
Verdadeiro ou Falso?
Fora de Contexto! Embora o mosaico seja verdadeiro e composto por profissionais de saúde que morreram em decorrência da COVID-19, ele não mostra nenhum profissional de saúde brasileiro, tampouco são centenas de pessoas que fazem parte do mosaico.
É possível notar, inclusive, que as fotos se repetem inúmeras vezes ao longo do mosaico, ou seja, cada foto não representa necessariamente uma pessoa diferente.
Não Fornecer o Contexto é uma Forma de Desinformação
Contudo, a parte superior da imagem foi “estranhamente” suprimida, e a imagem passou a ser divulgada sem nenhuma menção ao Milenio ou de que os profissionais eram mexicanos.
Assim sendo, muitos usuários foram induzidos ao erro e passaram a compartilhar e a acreditar que fossem profissionais brasileiros.
Nesse ponto, entendemos que isso possa ser irrelevante para muitos, visto que a homenagem é muito bonita. Contudo, para quem trabalha diariamente com checagem de informação isso representa um grande alerta vermelho. Isso porque não fornecer o contexto também é uma forma, embora bem sutil, de enganar as pessoas e formular novas narrativas virais.
Isso quer dizer que a ausência de informações pode permitir uma maior viralização de um conteúdo. Pode não significar muito ao se tratar de uma homenagem aos profissionais de Saúde, mas pode ser potencialmente perigoso em outros contextos.
Número de Profissionais de Saúde Mortos pela COVID-19 no México
Segundo o jornal Milenio, até o dia 23 de junho de 2020 havia sido registrado cerca de 39 mil casos de COVID-19 em profissionais de saúde mexicanos. De acordo com José Luis Alomía, um epidemiologista mexicano, também havia cerca de 13 mil casos suspeitos. Ao todo cerca de 584 profissionais de saúde mexicanos teriam morrido pela COVID-19.
É interessante destacar que, segundo o mapa fornecido pela Universidade Johns Hopkins, o México acumula até o presente momento cerca de 300 mil casos e 35 mil mortos devido a COVID-19. Portanto, do total de mortos no México, os profissionais de saúde representariam cerca de 1,7% dos óbitos confirmados. Já em relação ao número de casos confirmados, eles representariam mais de 10% do número total.
Conclusão
Fora de Contexto! Embora o mosaico seja verdadeiro e composto por profissionais de saúde que morreram em decorrência da COVID-19, ele não mostra nenhum profissional da Saúde brasileiro, tampouco são centenas de pessoas que fazem parte do mosaico.
O mosaico é composto por 198 profissionais de saúde (médicos, enfermeiros, laboratoristas, dentistas e demais profissionais) mexicanos, que morreram em decorrência da COVID-19! Estamos diante de uma homenagem feita pelo Milenio, um dos maiores jornais do México, que publicou esse mosaico na edição do dia 27 de junho de 2020.