O Exército Brasileiro devolveu 150 milhões economizados em obra de aeroporto?
É verdade que o exército conseguiu entregar uma obra de reforma do Aeroporto de Guarulhos antes do prazo previsto e ainda devolveu aos cofres públicos 150 milhões de reais economizados?
A colagem de fotos surgiu em vários grupos do WhatsApp na segunda quinzena de julho de 2020 e se espalhou também nas demais redes sociais. De acordo com o texto que acompanha as imagens de soldados do Exército Brasileiro em um aeroporto, a instituição teria realizado uma reforma no aeroporto de Guarulhos (SP) em menos tempo que o previsto e, além disso, teria economizado e devolvido 150 milhões de reais aos cofres públicos.
O texto compartilhado também questiona o motivo da mídia não ter noticiado esse feito…
Será que isso é verdade ou mentira?
Verdade ou mentira?
A notícia é real, mas a obra ocorreu no ano de 2012!
De acordo com o Jornal do Exército, as obras iniciaram em parceria com a Infraero e foram entregues em novembro de 2012. O projeto consistiu na reforma da pista principal de 3.700m e a terraplenagem e preparação do pátio de aeronaves do Terminal Três do Aeroporto, numa área de 300 mil m2.
Nesse vídeo do canal do Exército no YouTube é explicado que houve economias logo na primeira fase do projeto:
Em março de 2013, a procuradora-geral da Justiça Militar, Cláudia Márcia Ramalho Moreira Luz, visitou as obras militares no Aeroporto de Guarulhos e, ao final de uma vistoria de três horas, disse ter ficado impressionada com o trabalho. Em entrevistas, a procuradora disse que as reformas custaram cerca de 35% a menos, o que representou uma economia para os cofres públicos de R$ 150 milhões.
Concorrência desleal, segundo empreiteiras
Em 2011, a soma de todas as obras financiadas pelo Plano de Aquecimento da Economia do Governo Federal rendeu cerca de R$ 1,6 bilhões ao Exército e, na ocasião, as construtoras criticaram o que elas chamaram de ‘concorrência desleal’.
Segundo empresários da construção civil ouvidos na época, os valores baixos cobrados pelo Exército (que conseguia esse feito por vários fatores – dentre eles, a mão-de-obra barata e a não visão de lucro) inviabilizam a concorrência.
Conclusão
A notícia afirmando que o Exército Brasileiro entregou uma obra de reforma do aeroporto de Guarulhos antes do prazo previsto é real e aconteceu em 2012. Diferente do que foi espalhado, a mídia divulgou o feito na época.