Connect with us

E-farsas

Vídeo mostra um míssil ou drone de causando a megaexplosão em Beirute?

Falso

Vídeo mostra um míssil ou drone de causando a megaexplosão em Beirute?

Vídeo mostra um míssil ou drone de causando a megaexplosão em Beirute?

Um dos assuntos que tomaram conta das redes sociais desde ontem faz referência a uma filmagem muito peculiar. Através dela muitos usuários (1,2,3) vêm alegando que um míssil ou drone teria sido o responsável por causar a megaexplosão em Beirute, capital do Líbano.

Tuíte de teor conspiratório alegando a presença de um “objeto extremamente veloz” antes da megaexplosão.

Tuíte de um usuário alegando que um míssil ou drone teria atingido uma “fábrica” em Beirute. O próprio usuário erra ao dizer que se tratava de uma fábrica, quando, na verdade, tudo indica que se tratava de um armazém.

Como era de esperar, essa alegação vem alimentando uma narrativa em que o governo do Líbano teria sido vítima, por exemplo, de um ataque de Israel.

Confira abaixo o vídeo:

 

Entretanto, será que estamos diante de um ataque de míssil ou drone? Descubra agora, aqui, no E-Farsas!

Verdadeiro ou Falso?

Falso! Na verdade, o tal míssil ou drone é tão somente de um mero pássaro! Vale lembrar que estamos diante uma zona portuária e, além disso, é possível ver diversos pássaros sobrevoando o local momentos antes da fatídica explosão em outros vídeos que foram disseminados nas redes sociais. 

Confira abaixo um desses vídeos:

 

É interessante destacar que, aqueles que fomentam essa narrativa utilizam tão somente essa filmagem, ou seja, não apresentam nenhum outro vídeo, de nenhum outro ângulo, que sustente aquilo que alegam.

Há até quem divulgue frames de alguns vídeos, mas tais imagens só reforçam o que dissemos: trata-se tão somente de um pássaro. O devaneio nas redes sociais alcançou um patamar tão estranho, que houve quem dissesse que se tratava de um “drone disfarçado de pássaro”.

Aliás, tais pessoas, à distância, ignoram completamente a ausência de relatos credíveis de testemunhas sobre o avistamento de quaisquer mísseis ou drones atingindo o local do incêndio, que precedeu a grande explosão. Tudo o que tivemos foram burburinhos conspiratórios partindo de maneira isolada e unilateral de alguns políticos, líderes religiosos ou militantes nas redes sociais, sem nenhum argumento sólido a oferecer.

Desescalada de Tensões

Desde o começo houve uma significativa desescalada de tensões. Israel, por exemplo, ofereceu ajuda humanitária ao Líbano após a explosão em Beirute. A imprensa israelense citou fontes políticas e de segurança locais que descartaram qualquer envolvimento ou responsabilidade do país na explosão.

O grupo Hezbollah também negou as alegações de que a explosão teria sido resultado de um ataque de míssil a um suposto esconderijo de armas no porto.

Posteriormente, o General Abbas Ibrahim, chefe da Segurança Geral do Líbano, alegou que a explosão foi causada por um material altamente explosivo confiscado há anos pelas autoridades. Enfim, se as próprias autoridades libanesas não cogitam um ataque de drone ou míssil, não é nem um pouco racional alimentar e propagar tais narrativas.

Vídeo Mostra um Drone Soltando uma Bomba Sobre a Zona Portuária de Beirute?

Vamos aproveitar este artigo para falar de um segundo vídeo, que vem circulando nas redes sociais. Ele mostraria um drone, que teria soltado uma bomba sobre a zona portuária de Beirute e, consequentemente, causado a megaexplosão.

Confira o vídeo abaixo:

 

No entanto, isso é falso! Esse vídeo já havia sido divulgado, por exemplo, pela página “Achrafieh News”, no Facebook, no dia 30 de julho de 2020 (arquivo)! Portanto, não tem nenhuma relação com a megaexplosão ocorrida ontem.

Quem também chegou a essa mesma conclusão foi o site italiano “Open”.

Conclusão

Falso! Na verdade, o tal míssil ou drone é tão somente de um mero pássaro! Vale lembrar que estamos diante uma zona portuária e, além disso, é possível ver diversos pássaros sobrevoando o local momentos antes da fatídica explosão em outros vídeos que foram disseminados nas redes sociais

Jornalista e colaborador do site de verificação de fatos E-farsas entre janeiro de 2019 e dezembro de 2020. Entre junho de 2015 e abril de 2018, trabalhei como redator do blog AssombradO.com.br, além de roteirista do canal AssombradO, no YouTube, onde desmistificava todos os tipos de engodos pseudocientíficos e casos supostamente sobrenaturais.

Comentários

Mais Checagens em Falso

Ajude a Manter o E-farsas

Lançamento

Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Voltando a Circular

To Top