Arma de energia dirigida foi usada no Iraque e causou a megaexplosão em Beirute?
Será verdade que uma arma de energia dirigida foi utilizada no Iraque e causou a megaexplosão em Beirute, no Líbano? Foi exatamente isso que um usuário no Twitter chamado “Whoyagottatweet” tentou sugerir ontem (arquivo)!
O usuário divulgou um vídeo, que já foi visualizado mais de 500 mil vezes, mostrando o resultado de uma suposta “arma de energia dirigida“, onde rapidamente diversos usuários compararam com a explosão ocorrida em Beirute. Assim sendo, esses mesmos usuários começaram a aventar a possibilidade de que a arma utilizada no Iraque teria sido a mesma usada na capital do Líbano.
Confira o tuíte abaixo:
Assim como o vídeo disseminado pelo usuário:
Cabe destacar que esse vídeo também passou a ser disseminado no YouTube juntamente com a #sameweapon (“mesma arma”, em português):
Entretanto, será que uma arma de energia dirigida foi utilizada no Iraque e causou a megaexplosão em Beirute? Descubra agora, aqui, no E-Farsas!
Verdadeiro ou Falso?
Falso! Em primeiro lugar, o vídeo disseminado “recentemente” nas redes sociais foi editado para parecer muito mais dramático e impactante do que o original. E por que as aspas? Porque esse vídeo (a versão editada) já tinha sido publicado no YouTube, em 23 de novembro de 2015!
Confira o abaixo:
De qualquer forma, a edição ocorreu a partir de um outro vídeo gravado cerca de dez dias antes, em 13 de novembro de 2015. Segundo o site Gizmodo, naquela ocasião foi registrada a explosão de um carro-bomba ao norte da cidade de Samarra, no Iraque. Portanto, nenhuma relação com qualquer arma de energia dirigida.
Confira abaixo o vídeo original:
Aliás, também encontramos no YouTube uma filmagem mostrando essa explosão por um outro ângulo!
Em segundo lugar, a narrativa sobre uma arma de energia dirigida ser a responsável pela megaexplosão em Beirute é completamente fantasiosa. Não há absolutamente nenhuma evidência que aponte nessa direção, e isso sequer vem sendo cogitado pelas autoridades que estão investigando o caso.
E antes que vocês nos perguntem, aquele clarão é apenas um efeito luminoso/interferência causado na lente da câmera, nada além disso. Ah, mas e a onda de choque? Bem, basta assistir outros vídeos de carros-bomba explodindo, no YouTube, e vocês verão ondas de choque igualmente devastadoras.
Conclusão
Falso! O vídeo disseminado “recentemente” nas redes sociais foi editado para parecer muito mais dramático e impactante do que o original, que por sua vez retrata a explosão de um carro-bomba, em 13 de novembro de 2015, ao norte da cidade de Samarra, no Iraque. A explosão não foi causada por uma arma de energia dirigida.
Além disso, não há nenhuma evidência que aponte para a utilização de uma arma de energia dirigida como sendo a responsável pela megaexplosão ocorrida em Beirute.