Foto de bananeira com quatro cachos é falsa! Entenda a foto!
Circula nas redes sociais uma foto mostrando uma suposta bananeira com quatro cachos e dezenas de pencas! Em nosso grupo no Facebook um usuário nos apresentou essa foto numa tentativa de expor a crença, um tanto quanto exarcebada, das pessoas em tudo quem veem na internet.
Em 7 de março de 2020, essa foto foi publicada de maneira bem aleatória por uma página gaúcha, no Facebook, chamada “Jornal Dois Irmãos” sem qualquer legenda. Isso fez com que diversos usuários acreditassem na veracidade da foto.
Desde então, a publicação já obteve mais de 56 mil curtidas, 1,2 mil comentários e mais de 9 mil compartilhamentos.
Ah, essa foto não foi publicada exclusivamente por essa página, visto que é possível encontrar inúmeras republicações numa rápida busca na internet, que já circulavam muito antes da “recente” publicação. Confira o quão essa imagem já foi propagada, abaixo:
Enfim, algumas pessoas atribuíram a foto ao poder de Deus, no entanto outras disseram que seria apenas uma montagem. E sim…
…Trata-se de uma Montagem!
Aqueles que alegaram que seria tão somente uma montagem acertaram! A foto original apresentava somente dois longos cachos de bananas e, aparentemente, ela surgiu num fórum de discussão chamado “Bananas.org” em 2008!
E como essa montagem foi feita? Confira abaixo um esqueminha que montamos para facilitar a compreensão de vocês:
Por fim, é interessante destacar que alguns usuários, “admitindo preliminarmente a possibilidade de montagem”, alegaram que já teriam visto bananeiras com quatro cachos. No entanto, o questionamento não era sobre a possibilidade ou da existência de uma bananeira com quatro cachos, mas dessa foto, em específico, ser ou não, falsa. Não há justificativa cabível para enganar os outros dessa forma.
Conclusão
Falso! Trata-se de uma montagem! Originalmente, havia apenas dois longos cachos de banana! Portanto, a foto original foi cortada, duplicada e a segunda imagem foi invertida horizontalmente para fazer com que usuários, um pouco mais desatentos, acreditassem até que a bananeira pudesse refletir as benesses de alguma entidade divina.