Chef francês foi processado por usar sêmen humano nas sobremesas?
Nas últimas horas começou a ser ventilada por uma parte da imprensa brasileira, uma notícia sobre um chef francês, que estaria sendo processado por usar sêmen humano em suas sobremesas.
Eis o que disse o blog da jornalista Anna Ramalho (arquivo):
“O conceituado e estrelado chef, Jacques DeNoiret – proprietário do Le Gallion, três estrelas Michelin, em Annecy, França – teve que fechar as portas depois que 37 clientes foram diagnosticados com doenças sexualmente transmissíveis depois de comerem o famoso Crème Soufflé, a sobremesa que fez a fama da casa
O ingrediente secreto sobre o qual ele tanto fazia mistério era sêmen humano recolhido de seus próprios funcionários, que recebiam bônus pela, digamos, empreitada solitária.“
Outros sites brasileiros, assim como o “blog do Amaury Jr.” (arquivo), jornal “A Tarde” (arquivo), e “Pensar Piauí” (arquivo) também disseminaram essa informação.
Entretanto, será que essa história é realmente verdadeira? Descubra agora, aqui, no E-Farsas!
Verdadeiro ou Falso?
Falso! Essa notícia foi inventada pelo site “Weekly World News”, em janeiro de 2020! Curiosamente, o blog da Anna Ramalho utilizou esse site como fonte de informação, embora não tenha fornecido o link direto para a notícia! Estranho, mas enfim!
Possivelmente, por acreditar no blog como uma fonte confiável de informação, mas sem checar a veracidade do material, outros sites acabaram propagando essa desinformação.
No entanto, é bom deixar claro, que o “Weekly World News JAMAIS” deveria ser utilizado como fonte, visto que é um site sabidamente satírico (eles fazem isso há muito tempo), e que não tem nenhum compromisso com a verdade.
E a Foto Utilizada?
Os sites brasileiros que vêm divulgando essa notícia falsa estão utilizando uma foto relacionada a um caso completamente diferente. A foto em questão apareceu num artigo do jornal norte-americano “The New York Times”, de 23 de outubro de 2017!
A foto retrata um chef de cozinha chamado John Besh, de um restaurante de Nova Orleans, que estava deixando a empresa após o relato de assédio sexual por parte de dezenas de funcionárias. Enfim, não entraremos em mais detalhes, que vocês podem conferir na notícia original.
Uma Segunda Foto que Foi Publicada
O “The World Weekly News” também publicou uma segunda foto para ilustrar o caso, que na verdade trata-se do frame de um vídeo do canal francês “BFM TV”, que nada tem a ver com chefs de cozinhas ou restaurantes franceses. Isso porque o homem que aparece no vídeo é Ardavan Amir-Aslani, um advogado franco-iraniano, cofundador do escritório francês Cohen Amir-Aslani, representado em Teerã, no Irã.
O vídeo foi publicado em março de 2018, na conta da “BFM TV”, no YouTube.
Conclusão
Falso! Essa notícia foi inventada pelo site “Weekly World News”, em janeiro de 2020! Curiosamente, o blog da Anna Ramalho utilizou esse site como fonte de informação, embora não tenha fornecido o link direto para a notícia! Estranho, mas enfim!
Entretanto, é bom deixar claro, que o “Weekly World News JAMAIS” deveria ser utilizado como fonte, visto que é um site sabidamente satírico (eles fazem isso há muito tempo), e que não tem nenhum compromisso com a verdade.