Mãe e filha se casaram numa cerimônia íntima na África do Sul?
Desde o início de setembro de 2020, circula nas redes sociais uma foto acompanhada de uma história muito estranha. Uma jovem chamada Lolita, 26 anos, teria se casado com a própria mãe, chamada Loreta, 44 anos. Para justificar essa união, Lolita teria dito:
“Minha mãe está ao meu lado desde que nasci. Eu cresci sem ter pai. Eu amo muito minha mãe e ela é tudo que tenho. Não quero ficar longe dela, por isso escolhi casar com ela para que possamos viver juntos. Ela é jovem e sabe me fazer feliz na cama“
Já Loreta teria dito:
“Minha filha estava pronta para sair de casa se eu me recusasse a casar com ela. Eu amo muito minha filha e faria qualquer coisa para fazê-la feliz“
Somente a publicação de uma página chamada “Professores e pais contra a Ideologia de Gênero”, no Facebook, já obteve mais de 1,3 mil compartilhamentos desde o dia 9 de setembro (arquivo).
Entretanto, será que essa história é verdadeira? Descubra agora, aqui, no E-Farsas!
Verdadeirou ou Falso?
Falso! Essa história é antiga, e foi inventada e disseminada por um site africano chamado “Zambian Observer”, em maio de 2017, que por sua vez possui um histórico muito complicado envolvendo a disseminação de notícias falsas (1,2,3,4).
Na época, o site divulgou uma outra imagem do suposto casamento, que possuía basicamente a mesma história que passou a ser ventilada recentemente. A única diferença, além da foto, era a suposta realização de uma cerimônia para os mais íntimos, na cidade de Capetown, na África do Sul.
Contudo, a foto utilizada pelo “Zambian Observer” não refletia qualquer relação incestuosa. Ela foi originalmente publicada no site da fotógrafa norte-americana Kelly Prizel, e foi tirada durante um casamento entre duas mulheres, em abril de 2011, em Washington, D.C, nos Estados Unidos!
O modus operandi do “Zambian Observer” consiste, muitas vezes, em publicar histórias que teriam “ouvido falar”, mas não fornecem nenhuma prova ou data da ocorrência. Não há absolutamente nada credível na narrativa. Para piorar a situação, eles tiram fotos de seus contextos originais numa tentativa de dar mais credibilidade a história que disseminam.
E a Foto Disseminada Recentemente?
A foto disseminada recentemente não é nada recente, tampouco reflete uma união incestuosa.
Por outro lado, o site não dizia quem eram, especificamente, as mulheres que apareciam na foto.
Encontamos essa mesma foto publicada num blog chamado “Tasithoughts” em 2014, ou seja, bem antes dessa história ser inventada.
A Origem do Recente Caos
Conforme vimos, essa história foi inventada em 2017, e ao longo do tempo foi sendo disseminada de forma bem pontual. No entanto, a força que essa história ganhou recentemente pode ser atribuída, principalmente, a duas publicações.
A primeira é de uma página no Facebook chamada “Faya Magazine”, que disseminou essa história no dia 3 de setembro de 2020 (arquivo)! Embora alegasse que se tratava de uma imagem meramente ilustrativa, a história era completamente falsa e a publicação obteve quase 10 mil compartilhamentos.
Posteriormente, no dia 9 de setembro, uma página chamada “Agência de Notícias da Guiné-Bissau” disseminou essa mesma história e, para piorar, deu os créditos da foto para a “Faya Magazine” sem dizer que se tratava de uma imagem meramente ilustrativa (arquivo).
Enfim, uma completa e insana escalada de desinformação.
Conclusão
Falso! Em primeiro lugar, a foto utilizada na recente viralização é antiga e não retrata uma relação incestuosa, visto que ela aparece associada apenas a um casamento homoafetivo comum. Em segundo lugar, a história de uma relação incestuosa entre uma jovem chamada Lolita e sua mãe chamada Loreta foi inventada por um site africano, em 2017, que habitualmente dissemina notícias falsas.