Foto mostra Jair Bolsonaro segurando um cartaz de apoio a Lula?
No dia 24 de setembro de 2020, um determinado perfil no Twitter divulgou uma foto de Jair Bolsonaro segurando um cartaz contendo o nome do ex-presidente Lula (arquivo).
Embora não tenha sido mencionado na legenda algo que pudesse indicar repúdio ou apoio, muitos usuários acreditaram que se tratava de uma ação de apoio. Outros, no entanto, acreditaram que pudesse ser uma montagem.
Na foto, Jair Bolsonaro aparece bem mais novo, ou seja, sendo verdadeira, provavelmente a foto seria de algum momento de sua atuação como deputado federal. Outros políticos, assim como a Heloísa Helena e Álvaro Dias, também aparecem bem mais novos.
Entretanto, será que a foto é realmente verdadeira? Descubra agora, aqui, no E-Farsas!
Verdadeiro ou Falso?
Fora de Contexto! Embora a foto seja verdadeira (creditada ao fotógrafo Alan Marques/Folhapress), não estamos diante de uma ação de apoio de Jair Bolsonaro ao ex-presidente Lula.
Eis a legenda que acompanhava a foto:
“Deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ) levanta cartaz contra o governo Lula, comparando o petista a Collor, durante a polêmica sessão do Congresso que aprovou a criação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI), que investigará o caso de corrupção nos Correios“
Numa rápida busca encontramos uma outra foto tirada na polêmica sessão realizada no dia 25 de maio de 2005! Reparem que o cartaz é o mesmo, assim como a roupa de Jair Bolsonaro.
E uma outra foto tirada em junho daquele ano:
A CPMI dos Correios
Segundo um artigo publicado em setembro daquele ano, no site do jornal “Folha de São Paulo”, a CPMI dos Correios havia sido criada com o objetivo específico de investigar as denúncias de corrupção nas estatais, mais especificamente, nos Correios. Seu foco, no entanto, foi deslocado pouco depois para a investigação da existência do então suposto “mensalão” — o pagamento mensal a parlamentares da base aliada pelo governo.
O estopim da crise surgiu com a revelação da uma fita de vídeo, que mostrava o ex-funcionário dos Correios Maurício Marinho negociando propina com empresários interessados em participar de uma licitação. No vídeo, o funcionário dos Correios dizia ter o respaldo do deputado federal Roberto Jefferson (PTB-RJ). Pouco depois, em entrevista à Folha, Jefferson denunciou o suposto esquema de pagamento de mesada a parlamentares da base aliada em troca de apoio político.
O relatório final dos trabalhos dessa CPMI foi publicado no ano seguinte. As investigações levaram à condenação de diversos políticos.
Conclusão
Embora a foto seja verdadeira (creditada ao fotógrafo Alan Marques/Folhapress), não estamos diante de uma ação de apoio de Jair Bolsonaro ao ex-presidente Lula. Na verdade, o cartaz é uma manifestação totalmente contrária e de repúdio ao ex-presidente.