Sombra de uma criança pulverizada pela bomba atômica em Nagasaki! Será verdade?
Será verdadeira ou falsa a foto que mostra uma sombra de uma criança que teria sido impressa numa parede após ela ser pulverizada pela explosão atômica em Nagasaki?
A imagem surgiu nas redes sociais no final de setembro de 2020 e mostra a silhueta de uma criança pulando corda desenhada em um muro. De acordo com o texto que acompanha a foto, a cena seria o resultado da explosão de uma bomba atômica jogada pelos Estados Unidos na cidade de Nagasaki, no Japão, que teria pulverizado a criança e deixado apenas a sua sombra estampada na parede!
Será que essa história é verdadeira ou falsa?
Verdade ou mentira?
Nos dias 6 e 9 de agosto de 1945, os Estados Unidos bombardearam as cidades de Hiroshima e Nagasaki, sendo esse o primeiro e único momento na história em que armas nucleares foram usadas em guerra e contra alvos civis. Os ataques deixaram cerca de 246 mil mortos nas duas cidades e demais áreas afetadas pelos efeitos devastadores das bombas.
O calor gerado pela bomba de Hiroshima causou o ‘efeito sombra’ em locais distantes até 2 km do epicentro do bombardeio, como podemos ver na foto abaixo:
No entanto, nem todas as fotos de sombras em paredes que circulam pela web são dessa mesma ocasião. No caso dessa foto compartilhada em páginas do Facebook em setembro de 2020, trata-se de uma imagem criada com ajuda de computação gráfica chamada “Innocent Shadow”.
O criador da imagem, Mark, explica tudo direitinho o passo-a-passo no seu site pessoal. A ilustração foi criada usando um software chamado POV-Ray, um programa de rastreamento de luz e sombras gratuito disponível para a maioria das plataformas que pode gerar uma ampla gama de imagens a partir de arquivos de descrição de texto.
A imagem criada por esse ex-engenheiro da NASA é colorida, mas foi compartilhada em preto-e-branco para dar um ar mais triste à cena:
Conclusão
A foto mostrando a sombra de uma criança estampada em um muro não tem nenhuma relação com as bombas atômicas de Hiroshima e Nagasaki. Trata-se de uma ilustração feita com ajuda de computação gráfica para demonstrar o poder computacional de um software!
*Com a contribuição de Thiago Lucas