Connect with us

E-farsas

É falso que o TRE suspendeu o resultado da eleição para prefeito em Queimados/RJ!

Falso

É falso que o TRE suspendeu o resultado da eleição para prefeito em Queimados/RJ!

É falso que o TRE suspendeu o resultado da eleição para prefeito em Queimados/RJ!

Na tarde de hoje (28), a Agência Lupa identificou uma publicação, que estava sendo propagada através de uma página do Facebook chamada “Choque de Queimados” (arquivo). Nela, constava a seguinte informação:

Urgente! TRE suspendeu o resultado das eleições no site e no aplicativo, apenas em Queimados! Conforme apuramos, existem diversas investigações em curso podem mudar o resultado das eleições. Partidos estão sendo investigados por candidaturas laranjas e também existem investigações de possíveis compras de votos. Em breve novas informações.

Publicação da página “Choque de Queimados” no Facebook.

Rapidamente, essa história passou a ser verificada pela coalizão criada pelo TSE contra campanhas de desinformação nas Eleições 2020, que é composta por nove agências de checagem, entre as quais o E-farsas faz parte. O resultado dessa investigação vocês conferem agora, aqui, no E-farsas!

A Real Situação no Município de Queimados/RJ

A imagem que acompanha a publicação foi extraída da página oficial do TSE referente aos resultados das eleições. E, realmente, no município de Queimados consta a expressão “Nenhum resultado”.

A imagem que acompanha a publicação foi extraída da página oficial do TSE referente aos resultados das eleições.

Além disso, no aplicativo “Resultados”, do TSE, nenhum candidato a prefeito ou vereador aparece na condição de eleito.

Além disso, no aplicativo “Resultados”, do TSE, nenhum candidato a prefeito ou vereador aparece na condição de eleito.

Isso significa que as eleições em Queimados foram suspensas ou anuladas? Não! A assessoria de imprensa do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) desmentiu, neste sábado (28), boatos sobre uma eventual suspensão/anulação das eleições no município.

Segundo o TRE-RJ, o cartório eleitoral da cidade havia alterado a situação do julgamento de registro de alguns candidatos, mas sem fazer a retotalização dos votos — um procedimento considerado normal e necessário. Assim sendo, o resultado final ainda não aparece do sistema de divulgação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

De qualquer forma, ainda segundo o TRE-RJ, não há qualquer ação judicial em curso no município de Queimados que ameace suspender/anular as eleições locais. O candidato Glauco Kaizer foi, de fato, eleito como prefeito da cidade.

Um Segundo Detalhe que Também Não Muda o Resultado em Queimados/RJ

Segundo a Agência Lupa, há uma pendência em relação ao candidato Zaqueu da Silva (PSD), que ficou em segundo lugar. Sua candidatura foi deferida, mas há recurso contra a decisão.

De qualquer forma, isso também não ameaça a vitória do candidato Glauco Kaizer.

Não se Pode Dizer o Mesmo em Relação a Outras Cidades do Estado do Rio de Janeiro

Algo que a página “Choque de Queimados” não contou aos seus seguidores foi que a expressão “Nenhum resultado” também aparece em relação a outras cidades (Volta Redonda, Varre-Sai, Silva Jardim, Queimados, Petrópolis, Paraíba do Sul , Magé, Duque de Caxias e Carapebus).

No entanto, a situação delas é bem diferente de Queimados.

No entanto, a situação das cidades acima é bem diferente de Queimados.

Nas cidades citadas o primeiro colocado aparece na condição de “Anulado Sub Judice”, e pode haver a realização de novas eleições para prefeito! Isso, é claro, caso haja uma decisão judicial definitiva por parte do Tribunal Superior Eleitoral, que seja desfavorável aos candidatos mais votados ou que disputam o segundo turno nesses municípios.

Tais candidatos tiveram o registro de candidatura indeferido, mas recorreram ao TSE. Eles concorreram sub judice (indeferido com recurso), e aguardam o julgamento de recurso por parte dos ministros da Corte.

O Caso de Campos dos Goytacazes

No site do TSE aparecem os dois candidatos a prefeito mais votados, e que disputarão amanhã (29) o segundo turno das eleições municipais.

No site do TSE aparecem os dois candidatos a prefeito mais votados, e que disputarão amanhã (29) o segundo turno das eleições municipais.

Contudo, através do aplicativo o candidato Wladimir Garotinho aparece na condição de “Anulado Sub Judice”.

Contudo, através do aplicativo o candidato Wladimir Garotinho aparece na condição de “Anulado Sub Judice”.

O motivo? O registro de sua candidatura consta como “indeferido com recurso”, ou seja, está concorrendo e ao mesmo tempo aguardando uma decisão final por parte do TSE.

Uma Importante Observação

A expressão “Nenhum resultado” também aparece relacionada a outras cidades de outros estados do Brasil, e a explicação é basicamente a mesma que apresentamos aqui.

Candidatos sub judice somente poderão ser proclamados eleitos após a decisão do Tribunal Superior Eleitoral.

Coalizão de Checagem para as Eleições 2020

Essa publicação faz parte da Coalizão de Checagem para as Eleições 2020, que se traduz numa parceria envolvendo nove agências de checagem: AFP, Agência Lupa, Aos Fatos, Boatos.org, Comprova, E-Farsas, Estadão Verifica, Fato ou Fake e UOL Confere!

As notícias, devidamente checadas, serão publicadas na página “Fato ou Boato“, disponível no Portal da Justiça Eleitoral. A página também traz informações sobre o funcionamento da urna eletrônica e o processo eletrônico de votação e mais dados sobre checagem.

Atualização #1: 28/11 às 19h05

O TRE-RJ nos enviou uma nota oficial alegando, que “em razão do julgamento da candidatura a prefeito do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), houve a alteração, na quinta-feira (26), da situação jurídica do candidato Edmilson Gomes. Ele estava ‘indeferido com recurso’ e passou para a situação ‘deferido’. Entretanto, não houve a retotalização dos votos, devido a formalidades exigidas no artigo 216 e seguintes da Resolução TSE 23.611/2019“.

Em seguida foi mencionado, que “com a alteração e sem a retotalização necessária, o resultado final no município de Queimados deixou de aparecer, provisoriamente, no sistema de divulgação dos dados, no site do Tribunal Superior Eleitoral. Tão logo seja realizada a retotalização, o resultado final da eleição estará imediatamente disponível no sistema. Assim, o TRE-RJ reitera não haver, ao menos no momento, ação judicial em curso no município de Queimados que ameace anular as eleições locais“.

Conclusão

Falso! Segundo a assessoria de imprensa do TRE-RJ, o cartório eleitoral de Queimados/RJ havia alterado a situação do julgamento de registro do candidato Edmilson Gomes (PC do B), de “indeferido com recurso” para “deferido”, mas sem fazer a retotalização dos votos — um procedimento considerado normal e necessário. Assim sendo, o resultado final ainda não aparece do sistema de divulgação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

De qualquer forma, ainda segundo o TRE-RJ, não há qualquer ação judicial em curso no município de Queimados que ameace suspender/anular as eleições locais. O candidato Glauco Kaizer foi, de fato, eleito como prefeito da cidade.

Jornalista e colaborador do site de verificação de fatos E-farsas entre janeiro de 2019 e dezembro de 2020. Entre junho de 2015 e abril de 2018, trabalhei como redator do blog AssombradO.com.br, além de roteirista do canal AssombradO, no YouTube, onde desmistificava todos os tipos de engodos pseudocientíficos e casos supostamente sobrenaturais.

Comentários

Mais Checagens em Falso

Ajude a Manter o E-farsas

Lançamento

Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Voltando a Circular

To Top