Um homem foi vacinado duas vezes contra a COVID-19 na Argentina?
Fotos mostram que um homem teria sido vacinado duas vezes no mesmo dia em campanha de imunização contra o novo coronavírus na Argentina! Será verdade?
As imagens circulam através das redes sociais desde o final de dezembro de 2020 e, nas primeiras semanas de janeiro de 2021, foram amplamente compartilhadas também em grupos do WhatsApp como uma prova de que as campanhas de vacinação contra o novo coronavírus são uma enganação no mundo todo.
Na colagem de fotos podemos ver o mesmo homem, de camiseta amarela, sendo vacinado duas vezes em braços e em salas diferentes!
O texto compartilhado juntamente com as fotos ironiza a falha, dando a entender que tudo não passou de uma grande fraude elaborada pelos governos.
Será que isso é verdade ou mentira?
Verdade ou mentira?
As fotos são reais e foram tiradas na Argentina, mas o homem não tomou duas doses da vacina!
Os registros fotográficos foram feitos no Hospital Enrique Vera Barros, na cidade argentina de La Rioja, e o homem de amarelo é o médico Rafael Fernández. O Dr. Fernández é presidente do Comitê de Crise do hospital e foi a primeira pessoa daquele centro a receber a injeção russa contra o COVID-19, o Sputnik V.
A confusão ocorreu depois que o ministro da Saúde de La Rioja, Juan Carlos Vergara publicou algumas fotos (onde o “homem de amarelo” aparece em uma pose) e a assessoria de comunicação do governo de La Rioja postou outras fotos do mesmo evento (com o doutor Fernández em outra pose, “tomando a vacina” novamente):
Tuite do ministro da Saúde de La Rioja:
Después de un año de mucho trabajo, comenzó la vacunación. Agradezco infinitamente a todo el personal de salud por el gran trabajo que realizaron y continúan realizando en esta pandemia. pic.twitter.com/Gjv3bPdnpd
— Juan Carlos Vergara (@JuanVergaralr) December 29, 2020
E a publicação da assessoria de comunicação do governo:
La vicegob @Florelop inició el Plan Estratégico de Vacunación contra #COVID19 en el 🏥 Enrique Vera Barros. El dr. Rafael Fernández, pdte. del Comité de Crisis, fue el 1° en recibir la vacuna Sputnik V 💉 para continuar con el personal d Salud.#ArgentinaUnida@lconectadas pic.twitter.com/0hx6FNeRfE
— Legislatura La Rioja (@LegislaturaLR) December 29, 2020
A explicação para esse “erro” é simples: em uma das fotos, o médico tomou a vacina mesmo e a segunda foi apenas uma simulação para que os fotógrafos pudessem registrar o momento. O jornal La Nación explicou que esta fotografia foi tirada para que a vice-governadora da cidade, Florencia López , e as demais autoridades presentes aparecessem nas fotos.
De acordo com o jornal La Nación, essa foto corresponde à aplicação real da vacina:
Nessa segunda vez, a vacinação foi simulada apenas para as fotos:
#Ahora #LaRioja En el Hospital de Vera Barros también comenzaron con la vacunación. En está ocasión fue vacunado el Dr. Rafael Fernández emcargado del Comite de Crisis Sanitaria del hospital pic.twitter.com/OUAUo8UvHI
— Stefano Tete Vigna (@TeteVigna) December 29, 2020
Como mostramos aqui no E-farsas em uma checagem feita no dia 12 de janeiro de 2021, é comum que um evento como esse seja “refeito” para que os repórteres possam registrar o fato. Um exemplo é esse, que ocorreu no em abril de 2020, quando a primeira-ministra de Queensland (Austrália), Annastacia Palaszczuk, foi vacinada contra a gripe.
Perceba no vídeo abaixo que, como a imunização foi muito rápida, eles tiveram que “repetir a cena” para que a imprensa registrasse o momento. Na segunda vez, Palaszczuk não recebeu nenhum imunizante:
O médico Rafael Fernández também explicou no seu perfil no Facebook que não recebeu a vacina duas vezes:
Conclusão
A afirmação de que um homem tomou duas vezes a vacina contra a COVID-19 na Argentina é falsa! A segunda foto foi tirada de uma simulação feita apenas para a imprensa poder fotografar com mais calma!