A deputada federal Flordelis assumiu a Secretaria da Mulher na Câmara dos Deputados?
É verdade que a deputada federal Flordelis assumiu a Secretaria da Mulher na Câmara dos Deputados?
A notícia surgiu em diversos sites e blogs no começo de fevereiro de 2021, e afirma que deputada Flordelis seria a nova titular da Secretaria da Mulher na Câmara dos Deputados.
O assunto foi um dos mais comentados nas redes sociais, visto que a deputada é ré em um processo que investiga o assassinato do seu marido, o pastor Anderson do Carmo. Suspeita de participação no crime, a nomeação causou revolta nos comentários onde a informação foi postada.
Será que isso é verdade ou mentira?
Verdade ou mentira?
Verificando na página da deputada federal na Câmara dos Deputados, podemos confirmar que a parlamentar está mesmo como titular da Secretaria da Mulher na Câmara dos Deputados. No entanto, todas as deputadas do sexo feminino do mesmo partido de Flodelis estão com mesma nomeação.
De acordo com um comunicado enviado pela deputada Professora Dorinha (DEM-TO), líder da bancada feminina na Câmara, o cadastro serve para que todas possam participar das eleições, que deve ocorrer em março de 2021:
“Informo inicialmente que todas as deputadas são titulares da Secretaria da Mulher. Justamente para que possamos realizar as nossas eleições através do Sistema de Informações Legislativas – SILEG. Informo que os prazos para as indicações aos cargos da Secretaria ainda não foram abertos. Portanto, qualquer especulação neste sentido não procede”, disse Dorinha no texto divulgado por sua assessoria à imprensa.
Em resposta ao site Congresso em Foco, a assessoria parlamentar de Flordelis disse ela não tem interesse em assumir cargo na secretaria ou qualquer outro de liderança, pois está focada no exercício do mandato e em sua defesa na Justiça.
Conclusão
Não é verdade que a deputada federal Flordelis assumiu a Secretaria da Mulher na Câmara dos Deputados. Na verdade, todas as 79 parlamentares estão como titular no cargo no site da Câmara para que possam concorrer nas eleições, que devem ocorrer em março de 2021.