Foto mostra uma mão de um radiologista destruída por raios X! Será verdade?
Imagem mostra uma mão com dedos machucados e texto que a acompanha afirma que ela era de um operador de máquina de raios X dos anos 1900! Será verdade?
A foto se espalhou nas redes sociais em julho de 2020 (primeiramente em italiano) e voltou a ser compartilhada novamente na segunda quinzena de fevereiro de 2021. Nela podemos ver uma mão com dedos machucados e o texto que a acompanha afirma se tratar de um registro de um técnico que operava uma máquina de raio X por anos em um hospital e que ele teria sofrido com a radiação após testar a máquina todo dia antes do expediente.
Será que essa história é real?
Verdade ou mentira?
A imagem é real! No entanto, a história por trás dela é um tanto controversa…
Segundo arquivos da Biblioteca Wellcome, a foto seria mesmo da mão de um técnico de raios-X, mutilada por dermatite, após trabalho habitual com aparelhos de raios-X no Royal London Hospital. Só que o próprio Wellcome reconhece que tem poucas informações sobre a origem da fotografia e que estima tratar-se de uma imagem tirada nos anos 1900.
Nossas buscas trouxeram mais detalhes a respeito dessa fotografia, que – ao que tudo indica – foi tirada da mão de Clarence Madison Dally, um soprador de vidro que se tornou um dos assistentes do inventor e empresário Thomas Edison.
Clarence auxiliou Edison em vários testes com os raios X, usando sua própria mão como cobaia e, como a equipe ainda não estava ciente dos perigos do rádio e do polônio, não havia muito cuidado do manuseio desses materiais e a quantidade radiação pela qual Clarence Dally foi exposta foi enorme.
Em 1902, Clarence perdeu quatro dedos da mão esquerda e úlceras começaram a se formar em seu rosto e em outras partes de seu corpo.
Ele acreditava que quando descansasse, as feridas sarariam e ele se recuperaria, mas isso se mostrou ineficaz. Mesmo após seu braço esquerdo ter sido amputado, ele continuou trabalhando usando a mão direita.
Clarence Madison Dally foi o primeiro cientista a morrer de radiação em 1904, aos 39 anos, 8 anos depois de ter sido exposta pela primeira vez à radiação. Thomas Edison também teve um olho e parte do rosto feridos pela radiação e disse nunca mais mexer com experimentos que envolvessem o uso de raios X.
Conclusão
A fotografia de uma mão ferida mostra os efeitos da radiação de raios-x e tudo indica se tratar de um membro de Clarence Madison Dally, um dos assistentes de Thomas Edison que morreu em 1904 após ser exposto repetidas vezes a enormes quantidades de radiação!